Se você reler a crônica do Jô, vai descobrir que ele deixou de prestar atenção e acabou escrevendo "certo" algumas palavras que deveriam aparecer como a maioria dos brasileiros falam.
São elas:
a) quem, bom, uma.
b) aprender, bate, espanhol.
c) pois, ri, alemão.
d) coisa, mais, doida.
#LivroDoEstudanteENCCEJA
Respostas
A alternativa que apresenta algumas palavras que deveriam aparecer como a maioria dos brasileiros falam e que Jô escreveu certo é a letra b) aprender, bate, espanhol.
Jô, ao escrever sobre a forma que os falantes da língua portuguesa pronunciam as palavras, escreve as palavras exatamente da forma que as palavras são pronunciadas, ou seja, altera as letras de muitas e coloca acento conforme a sílaba tônica da palavra, onde a pronúncia é realizada de maneira mais forte.
Porém, em algumas palavras, Jô não mexeu. Em muitos casos, ele fez isso de propósito porque a pronúncia da palavra é a mesma da forma escrita, ou seja, os sons das letras condizem com o que é a palavra.
Porém, em alguns casos, Jô se esqueceu de transformar, como por exemplo "aprender", "bate" e "espanhol". Essas três palavras são faladas de maneira diferente do que são escritas pela maioria do povo brasileiro. "Aprender" se tornaria "aprendê", "bate" se transformaria em "báti" e "espanhol" viraria "espanhóu".
Veja mais sobre pronúncia em:
https://brainly.com.br/tarefa/43254271