• Matéria: Português
  • Autor: LionPereira
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia atentamente o poema: Silêncio velado Covas são abertas ao léu À espera de corpos Corpos esses Nem vistos mais Por seus familiares que Diante do caos Também são vítimas De um governo genocida Lágrimas descem face abaixo E a escavadeira cobre Os caixões como se fossem Entulho E a Covid-19 Em pleno século 21 Passa a ser a terceira guerra mundial E no Brasil Hitler aparece Na imagem monstruosa Do presidente que incentiva O caos Enquanto o mundo tenta Combater o monstro invisível Objetivando salvar milhares E milhares ou milhões de vidas Mais um corpo é jogado Na valeta E uma lágrima provinda de um Silêncio fúnebre desce face abaixo Procurando fanar a dor Dos seus familiares Adenildo Lima (16/9/2020, São Paulo, SP). Em que contexto esse poema foi escrito?

Respostas

respondido por: jalves26
0

Esse poema foi escrito no contexto da pandemia do novo coronavírus, mais especificamente, no Brasil.

Explicação:

O poema "Silêncio velado", de Adenildo Lima, fala, de forma trágica, de como essa pandemia foi mal administrada pelo governo do Brasil, provocando sérias consequências, como o grande número de mortos.

O poeta chega a comparar o Brasil a Hitler, o genocida responsável pela morte de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

O autor também crítica o papel do presidente no agravamento da tragédia por incentivar o caos, em vez de tentar combater o vírus, como fez o resto do mundo.

Perguntas similares