• Matéria: História
  • Autor: xxleandro34
  • Perguntado 4 anos atrás

Cite como era a escravidão depois da chegada dos europeus?

Respostas

respondido por: kayenzompjv2017
0

Resposta:

A escravidão na África não surgiu após a chegada dos europeus na Época Moderna, mas tornou-se comercial depois da chegada deles.

Explicação:

a explicação está junto com a resposta espero ter ajudado

respondido por: bragalorena72
1

Resposta:

A escravidão na África não surgiu após a chegada dos europeus na Época Moderna, mas tornou-se comercial depois disso.

Como em muitos momentos da história da humanidade, também na África a escravidão era uma instituição presente em algumas civilizações. Desde a antiguidade remota que a escravidão era praticada no continente, assim como havia sido praticada na Grécia, em Roma, na Europa feudal (de forma residual) e no Oriente.

Mas a escravidão interna do continente africano era distinta do tráfico de escravos que passou a vigorar depois das conquistas de territórios africanos por portugueses e demais povos europeus a partir do século XV e XVI. A principal diferença era que a escravidão na África não tinha o caráter comercial adotado após o desenvolvimento do tráfico de escravos através do oceano Atlântico.

Um dos sistemas que existiam na África negra era o jonya, difundido no Sudão ocidental, no Níger e no Chade. O jon era o cativo, um escravo ligado a uma linhagem e que não podia ser cedido nem vendido, tendo direito à maior parte do que produzia. Pertencia nesse sistema ao Estado e ao seu aparelho político.

Entre os cubas, por exemplo, havia venda apenas esporádica de escravos. O aumento populacional representava também o aumento do poder do monarca, o que levava ao estímulo da procriação das mulheres escravas. Os filhos destas nasciam livres e os seus netos incorporavam-se à sociedade. Por esses fatores, a venda de escravas era quase inexistente.

As pessoas se tornavam escravizadas na África principalmente por guerras. Outra forma de escravidão presente na África foi a escravidão por dívida: o indivíduo endividado passava a ser escravo do credor da dívida.

Sabemos que a escravidão já existia na África antes da chegada dos europeus no continente, mas a escravidão se tornou um negócio lucrativo tanto para os africanos que escravizavam, quanto para os europeus que traficavam escravos. A acentuação da escravidão na África aconteceu porque as vendas de escravos para a América se tornou uma lucrativa atividade.


bragalorena72: Desculpe pela resposta grande. Não entendi muito bem qual seria o ponto que você precisa atingir na sua resposta. Então, tente criar um pequeno resumo das coisas que escrevi.
xxleandro34: obg vc me ajudou muito
bragalorena72: De nada.
xxleandro34: pfv quer ser minha amiga eu quero que vc me ajude
Perguntas similares