Respostas
Resposta:
Tipos de variações linguísticas
As variações linguísticas podem sofrer influências:
• Geográficas ou diatópicas: englobam o local em que ocorre a variação. Exemplos: inglês americano e britânico, português brasileiro e de Portugal.
• Históricas: englobam a transição do idioma com base no contexto histórico. Exemplos: português medieval e português atual.
• Sociais ou diastráticas: englobam as classes sociais, considerando que cada grupo usa palavras restritas à sua comunidade, tendo em vista fatores como os diferentes graus de escolaridade. As variações desse tipo chamam-se dialetos, que são as formas de expressão na oratória adotadas por uma comunidade falante do mesmo idioma. O campo de estudo sobre as variações desse tipo abrangem os socioletos, que são as formas de falar em comum a um grupo social.
• Situacionais ou diafásicas: englobam a situação do diálogo, tratando-se de um contexto formal ou informal.
Resposta:
Olá, boa tarde
geográficas, são variações que ocorrem de acordo com o local onde vivem os falantes, sofrendo sua influência. Este tipo de variação ocorre porque diferentes regiões têm diferentes culturas, com diferentes hábitos, modos e tradições, estabelecendo assim diferentes estruturas linguísticas.
Exemplos de variações diatópicas
Diferentes palavras para os mesmos conceitos:
aipim, mandioca, macaxeira;
abóbora, jerimum, moranga;
sacolé, dindim, geladinho.
Diferentes sotaques, dialetos e falares:
dialeto caipira;
dialeto gaúcho;
dialeto baiano.
Reduções de palavras ou perdas de fonemas:
véio (velho);
muié (mulher);
cantá (cantar);
enxovar (enxoval).
Espero ter ajudado, bons estudos e tenha um bom dia <3