1- Observe a imagem abaixo e a seguir leia o texto informativo e responda o solicitado: A Revolução Industrial representou um marco na história da humanidade — transformando as relações sociais, as relações de trabalho, o sistema produtivo — e estabeleceu novos padrões de consumo e uso dos recursos naturais. As consequências foram muitas e estão relacionadas à cada fase vivida no processo evolutivo das tecnologias que proporcionou a industrialização dos países. Durante a Primeira Revolução Industrial, o modo capitalista de produção reorganizou-se, ocasionando várias mudanças na qualidade de vida da grande massa populacional. Referente a este fato sabe se excerto: *. A) Avanços no setor da saúde, que possibilitaram melhorias na qualidade de vida da população e oferta de emprego com salários adequados, de acordo com a jornada de trabalho e função.
B) Crescimento desenfreado das cidades, acarretando favelização, marginalização de pessoas, aumento da miséria, fome e violência. Como também organização da sociedade em dois grupos: a burguesia versus o proletariado.
C) Aumento dos impactos ambientais negativos e esgotamento de recursos naturais. Com a consolidação do capitalismo financeiro;
D) Aumento do número de empresas multinacionais juntamente com as técnicas na área da genética que melhoraram a qualidade de vida da população;
E) N D A.
Respostas
Resposta:
A alternativa incorreta é a letra A. (Avanços no setor da saúde, que possibilitaram melhorias na qualidade de vida da população e oferta de emprego com salários adequados, de acordo com a jornada de trabalho e função.)
Explicação:
Com a chegada da Revolução Industrial, as pessoas que antes trabalhavam no campo ou nos setores de manufatura, precisaram se mudar para as cidades, para buscar por novas oportunidades de trabalho. Entretanto, o aumento repentino na quantidade de moradores que se estabeleceram nas cidades fez com que, o local enfrentasse sérios problemas como falta de espaço, moradias precárias, péssimas condições de higiene, esgoto à céu aberto, muitas baratas, ratos, etc. Além desses diversos fatores ainda havia muita fumaça preta, liberadas pelas indústrias, que cobria toda a cidade, prejudicando a qualidade do ar e precarizando ainda mais a qualidade de vida da população local.
Portanto, devido a todas essas características é possível perceber que o setor de saúde e a preocupação com as pessoas eram, com certeza, as coisas menos valorizadas na época.