1) O que foi o Iluminismo?
2)Quais mudanças esse movimento promoveu? 3)Quais críticas esse movimento fazia ao Antigo Regime?
4)Dê exemplos de alguns filósofos iluministas: 5)O que defendia a concepção chamada de Racionalismo?
6)Quais as principais características desses filósofos?
7)Explique o termo Anticlericalismo:
8)Qual filósofo Iluminista defendeu o liberalismo econômico e qual a sua principal obra
Respostas
Resposta:
1. O Iluminismo, também conhecido como Século das Luzes e Ilustração, foi um movimento intelectual e filosófico que dominou o mundo das ideias na Europa durante o século XVIII, "O Século da Filosofia".
2. Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
3. Outras das críticas que os iluministas faziam ao Antigo Regime era a aliança do mesmo com a Igreja e a interferência da religião na ciência e na política, além da falta de participação popular nas decisões políticas.
4. Jean-Jacques Rousseau. ...
Montesquieu. ...
Adam Smith. ...
Denis Diderot.
5. O Racionalismo é uma corrente filosófica que traz como argumento a noção de que a razão é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro conhecimento por completo. ... Ele defende que é preciso duvidar de todo conhecimento adquirido para conseguir alcançar a razão absoluta.
6. Antropocentrismo e Humanismo.
Cientificismo.
Valorização da natureza.
Racionalismo (razão)
Empirismo (experiências)
Liberdade e idealismo.
Renascimento e iluminismo.
Filosofia laica (não religiosa)
7. Clericalismo é um termo associado ao ambiente religioso católico.
8. Adam Smith (1723-1790)
Considerado o pai da economia moderna, Adam Smith foi um filósofo e economista escocês e o nome mais importante quando se trata de liberalismo econômico.
1- O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.
2- Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. O Iluminismo tinha o apoio da burguesia, pois os pensadores e os burgueses tinham interesses comuns.
3- O Iluminismo defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas) e pregava maior liberdade econômica e política. ... As críticas do movimento ao Antigo Regime eram em vários aspectos como: - Mercantilismo. - Absolutismo monárquico.
4- Voltaire Jean
Jacques Rousseau
Montesquieu
Adam Smith
Denis Diderot
5- O Racionalismo é uma corrente filosófica que traz como argumento a noção de que a razão é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro conhecimento por completo. ... Ele defende que é preciso duvidar de todo conhecimento adquirido para conseguir alcançar a razão absoluta.
6- Os racionalistas entendem que a razão e a lógica são a única fonte que gera o conhecimento humano. Os filósofos racionalistas também defendem que a intuição é parte da construção do conhecimento e também acreditam que os seres humanos possuem conhecimentos inatos
7- adjetivo Que não concorda com a influência que o clero exerce sobre; que é contrário ou se opõe ao clero. Que se manifesta contra a influência (política, moral ou social) que o clero exerce. substantivo masculino e feminino Pessoa que se opõe ou é contrária ao clero.
8- Adam Smith.(1723-1790)
Filósofo e economista escocês, que é considerado o pai da economia moderna e o nome mais importante quando se fala em liberalismo econômico. Adorado pela burguesia, é em seu livro A Riqueza das Nações de 1776 que fala pela primeira vez em conceitos de auto interesse e "mão invisível".