O que pode causar a destruição da camada de ozônio, e como os seres vivos são afetados por esse processo?
Respostas
Pode causar efeitos graves para todas as formas de vida
A destruição da Camada de Ozônio acontece devido, principalmente, à emissão de clorofluorcarbonos (CFCs), através de um processo catalítico onde o cloro causa a destruição de milhares de moléculas de ozônio.
Principais causas da destruição da Camada de Ozônio
Desde o período da Revolução Industrial, o ser humano tem contribuído para destruição da Camada de Ozônio. A liberação de gás carbônico, óxidos nítricos e nitrosos, e os clorofluorcarbonos na atmosfera impossibilitam a renovação do Ozônio, permitindo que os raios ultravioletas consigam penetrar com maior intensidade na superfície do planeta.
No ano de 1997, pesquisadores observaram pela primeira vez a existência de um grande buraco na Camada de Ozônio na área da Antártida. A partir daí, várias pesquisas concluíram que o nível de ozônio tem diminuído também em outros pontos do planeta.
De acordo com números do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a cada 1% de destruição da Camada de Ozônio, aproximadamente 50 mil novos casos de câncer de pele e 100 mil novos casos de cegueira, provocados por catarata, surgem no mundo.
Espero ter ajudado