3° Os teóricos do absolutismo Thomas Hobbes Jacques Bossuete e Jean Bodin defendiam que o poder dos reis era legitimado por quem?
Respostas
Resposta:
Jacques Bussuet - esse bispo francês, que viveu durante o governo de Luís XIV (1651-1715), foi um defensor da monarquia absolutista e cristã. O bispo dizia que o poder do rei era absoluto porque tinha origem divina. O rei era predestinado por Deus a governar seu país e, por isso, estava acima de todos os súditos, não precisando explicar suas atitudes e ordens a qualquer pessoa. Somente Deus poderia julgar o monarca. Mas era esperado que o "bom" rei utilizasse seu poder para promover a felicidade geral do povo. Bossuet foi autor da frase "Um rei, uma fé, uma lei", que se tornou uma espécie de lema das monarquias absolutistas.
Thomas Hobbes - esse filósofo inglês publicou, em 1651, o livro Leviatã. De acordo com Hobbes, por natureza, "o homem era o lobo do próprio homem". Assim, nas sociedades chamadas de "primitivas", todos viveriam em constantes guerras e matanças, lutando entre sipela própria sobre sobrevivência. Só haveria uma solução para pôr fim à esses conflitos permanentes: um acordo, a que chamava de contrato social. No contrato social, cada um abriria mão de parte de sua liberdade em favor de um governo poderoso, capaz de garantir a ordem, a direção e a segurança no convívio social. Por isso, ele defendia que o poder absoluto do governante era necessário para se alcançar a paz e o progresso da sociedade