ATIVIDADE
A história filosófica remonta vários caminhos e atalhos. Que tal darmos um passeio lá na Grécia Antiga! Hoje gostaria de provocar seu pensamento aos primórdios da filosofia. Mais precisamente vamos conhecer a famosa oposição entre filósofos ligados a Sócrates e os filósofos chamados de sofistas.
1 Você já ouvia a famosa expressão “a verdade é relativa”?
2 O que você pensa sobre essa afirmação?
3 Você acha que a verdade é absoluta ou depende do ponto de vista
Respostas
Resposta:
1. Sim
2. Eu penso que a verdade sim é relativa, até certo ponto. Por exemplo. se formos pensar na vida após a morte, ceu e inferno e outros elementos enraizados na religiosidade. Eu vejo como uma verdade relativa. Sim, pode ser que tenha uma vida eterna, mas nao temos total certeza (nao passamos por isso) e quem ja passou nao vai saber, porque sua consciência sera desligada, após do corpo se separar da alma (isso esta presente na religiao e obras de Platāo dedicadas a Socrates, que no momento nao lembro o nome). Para Francis Bacon, so alçancamos a verdade, quando passamos de fato por ela. E, analisando os elementos citados anteriormente, nenhum aspecto encaixa-se nesse conceito. No entanto, isso nao o torna dono da verdade, que suas teorias sao uma VERDADE ABSOLUTA.
3. Sobre a verdade absoluta, acredito que nao tenha, pelo fato de que teorias antagonicas seja de filosofos ou pensadores no geral, nao se anulam. No entanto, é importante pontuar que as teorias posteriores tendem a ser evolutivas, normalmente sao aprimoradas, como vimos no estudo do atomo, mesmo. Leucipo e Democrito, Dalton e Thomson, principalmente nao desvendaram tudo que foi descoberto pela quimica atual. Contudo, nao quer dizer que aqueles que citei estavam errados, mas apenas com teorias imcompletas.