4 - Calvície é uma herança influenciada pelo sexo. Comporta-se como dominantes nos homens e recessivo nas mulheres. Uma homem calvo casou-se com uma mulher não-calva e tiveram 3 filhos homens sendo um não-calvo e dois calvos. Quais os genótipos parentais?
A ) Cc/cc
B ) CC/cc
C ) cc/cc
D ) Cc/Cc
E ) CC/CC
Pfv me ajudemmm
Respostas
Alternativa C
Ao andar em uma rua movimentada não é estranho encontrar uma pessoa calva. Entretanto, você já percebeu que normalmente essa característica acomete homens? Isso acontece, como veremos a seguir, graças a fatores genéticos e hormonais. Vale destacar que abordaremos alguns aspectos amplamente difundidos acerca da calvície e algumas pesquisas recentes que contradizem alguns pontos já conhecidos.
A calvície de causa genética é denominada de alopecia androgenética e foi considerada por muito tempo uma herança influenciada pelo sexo, uma vez que os genes se apresentam em cromossomos não sexuais (autossômicos). É muito importante notar que apesar de estar ligada a cromossomos autossômicos, sua expressão está relacionada com o sexo e, por isso, no homem apresenta-se com mais frequência
As primeiras pesquisas sobre o assunto sugerem que enquanto no homem o gene apresenta-se como dominante, na mulher ele é considerado recessivo. Isso se deve ao fato de que ele se expressa melhor na presença de testosterona, um hormônio sexual masculino.
Por se comportar como dominante no homem, apenas um gene para a calvície é suficiente para manifestar essa característica. Já na mulher um gene não é suficiente para que ela seja calva, tendo que aparecer, nesse caso, em homozigose.