O diretor de uma empresa montadora de estruturas metálicas começou a perceber que as reuniões realizadas para o planejamento dos trabalhos não estavam mais sendo proveitosas. Incomodado com a situação e preocupado com a questão do atingimento dos resultados, o diretor decidiu contratar você como consultor para mudar esta situação.
Sendo assim, você decidiu pedir a autorização do diretor para participar de uma das reuniões da equipe. A sua presença na reunião inicialmente intimidou alguns membros, mas também motivou a outros.
Acompanhe na imagem a seguir como se desenrolou a reunião e suas percepções ao final dela.
Em seu escritório, você se questionou: "Como ele deseja contar com a colaboração da equipe se não os motiva a exporem suas ideias?" Afinal, as reuniões deveriam ser um ambiente criativo e não de restrições às novas ideias.
Diante desta situação, qual será sua proposta para melhorias na empresa?
Respostas
Resposta:
hai lorena, tá passada?
Resposta:
Padrão de resposta esperado
A posição do diretor foi altamente prejudicial ao ambiente de criatividade e busca de soluções que deve ser absolutamente livre. Ao criticar seu colaborador, ele perde a capacidade criativa não só dele como dos demais membros da reunião que também ficam receosos em sugerir novas propostas.
Para as próximas reuniões, o diretor poderia fazer o seguinte:
• Utilizar exemplos, vídeos e dinâmicas sobre a capacidade criativa das pessoas na busca de soluções e a importância do envolvimento dos colaboradores;
• Estimular as ideias e sugestões mesmo que num primeiro momento não pareçam claras e adequadas;
• Anotar tudo que for dito e mostrar interesse pelas manifestações dos demais, colocando tais ideias para aprovação do próprio grupo;
• Após essa primeira parte, mostrar uma relação de projetos que foram mal executados, enfatizando os erros, mas também os acertos. Assim, novas ideias poderão surgir e os erros tenderão a não se repetir.
• Parabenizar a todos que colaboraram de alguma maneira para a solução do problema.
• Procurar fazer reuniões mais curtas e mais objetivas.
Explicação: