3) Leia o trecho abaixo, retirado de um panfleto revolucionário afixado em vários lugares públicos da cidade de Salvador, Bahia, na manhã de 12/08/1798: “Aviso ao povo Bahiense. O vós Homens cidadãos; ó vós Povos curvados, e abandonados pelo Rei, pelos seus despotismos [tirania/injustiça], pelos seus Ministros. [...] esse mesmo rei tirano é quem se firma no trono para vos veixar [maltratar, humilhar], para vos roubar e para vos maltratar. Homens, o tempo é chegado para a vossa ressurreição, sim, para que vocês ressuscitem do abismo da escravidão e para que levantem a sagrada bandeira da Liberdade. [...] a liberdade é a doçura da vida, o descanso do homem com igual paralelo de uns para outros, finalmente a liberdade é o repouso e a bem aventurança do mundo” (in PRIORE, M. et al. Documentos de História do Brasil – de Cabral aos anos 90, Scipione, 1999, p. 38 – texto adaptado). O trecho acima foi escrito durante uma das mais importantes revoltas do final do período colonial. De acordo com o trecho e com o que foi estudado neste banco de atividades, esta revolta é a:
a) Revolução Pernambucana de 1817, na qual as camadas mais pobres da população pediram auxílio ao rei de Portugal, considerado legítimo e justo, para combater os grandes fazendeiros locais.
b) Conjuração Baiana, na qual as camadas mais pobres da população, e um setor da elite, tentaram realizar a independência da capitania da Bahia, transformando-a em uma república baseada nas ideias iluministas de igualdade e liberdade.
c) Inconfidência Mineira, na qual as camadas mais ricas e poderosas de Minas Gerais planejaram uma revolta contra Portugal, conseguindo, após várias batalhas, proclamar a independência da capitania.
d) Revolução Liberal do Porto, na qual o povo português exigiu o retorno do rei D. João VI para Portugal, obrigando-o a jurar lealdade a uma Constituição liberal.
Respostas
Resposta:
GÊNEROS MUSICAIS BRASILEIROS
Continuação...
Confira abaixo mais uma das principais características e os maiores representantes dos principais gêneros musicais do Brasil.
Funk
O funk teve origem nos anos 60 nos EUA e surgiu a partir de influências da música negra. O nome de maior destaque na época foi James Brown. A maior característica desse estilo é o ritmo marcado e empolgante, com forte apelo à dança. Esse gênero foi sofrendo várias transformações ao longo das décadas e hoje é bem diferente do que era no início. Em solo brasileiro, o funk aparece nos anos 70 através de cantores como Tim Maia e Tony Tornado. Até que na década de 80 surge o funk carioca, que mesclava o hip hop com um som eletrônico. De lá para cá muitos elementos foram incorporados, como letras que tratavam de interesses da juventude suburbana. Assim, o funk tornou-se, sobretudo, parte da cultura periférica brasileira.
Curiosidades
· =>Celebra-se o Dia Mundial do Rock em 13 de julho. A comemoração teve origem em 1985, quando ocorreu o megaevento Live Aid, realizado nesse dia. O festival teve lugar na Inglaterra, EUA, Austrália, Rússia e Japão e tinha como objetivo angariar fundos em combate à fome na Etiópia.
· =>O Dia do Sertanejo é festejado em 3 de maio. Há 55 anos a Radio Aparecida presta uma homenagem ao povo do campo e ao costumes dos violeiros em visitar Aparecida, demostrar sua fé e tocar sua música.
=>O samba possui o dia 2 de dezembro reservado para sua celebração. Tal data surgiu por iniciativa de Luis Monteiro da Costa, vereador baiano. A escolha foi uma homenagem a Ary Barroso, importante sambista, que teria visitado a Bahia pela primeira vez nesse dia.
=>No Brasil, é celebrado em 13 de dezembro o Dia Nacional do Forró, data de nascimento do sanfoneiro Luiz Gonzaga.
=>O Dia Nacional da MPB acontece anualmente em 17 de outubro. Essa é uma homenagem à compositora Chiquinha Gonzaga, nascida nessa data em 1847, no Rio de Janeiro.