1) No início do século passado, Monteiro Lobato criou o Jeca-Tatu, personagem que representava o brasileiro da zona rural, descalço, mal vestido e portador de verminose. Jeca é magro, pálido e preguiçoso, sendo estas características decorrentes da verminose. Monteiro Lobato afirmava que “Ele não é assim, ele está assim”, e “Examinando-lhe o sangue assombra a pobreza em hemoglobina”.
Assinale a alternativa que informa o nome do parasita, modo de transmissão e profilaxia. *
1 ponto
Respostas
A alternativa correta é: C) Ancylostoma duodenale; penetração ativa de larvas através da pele humana; saneamento básico, evitar contato da pele com solos contaminados por larvas do parasita, utilização de calçados.
Alternativas:
A) Ascaris lumbricoides; ingestão de alimentos e de água contaminados por ovos; saneamento básico, lavar os alimentos, beber água filtrada e fervida.
B) Schistosoma mansoni; penetração das larvas presentes na água através da pele; tratamento dos doentes, controle da população de planorbídeos, saneamento ambiental.
C) Ancylostoma duodenale; penetração ativa de larvas através da pele humana; saneamento básico, evitar contato da pele com solos contaminados por larvas do parasita, utilização de calçados.
D) Ancylostoma brasiliensis; penetração ativa através das mucosas; evitar contato da pele com as larvas do parasita.
A doença que Jeca Tatu adquiriu foi o Amarelão ou Ancilostomose, ela refere-se a uma infecção causada pelos parasitas Ancylostoma duodenale ou Necator americanus, eles entram no intestino do indivíduo e causam anemia, diarreia, mal estar e febre.
A sua principal forma de transmissão é através da penetração da pele, pois as suas lavas são localizadas no solo, geralmente o contágio ocorre em locais como pés, costas e nádegas.
Espero ter ajudado!
Resposta:
1 - C
2 - A
se poder marcar como melhor resposta irá me ajudar muito
e me deixará feliz :)