1- Como são os aspectos culturais do povo mexicano? Qual você achou mais interessante?
2- Quais aspectos culturais do México você conhece, e quais acredita possuir características semelhantes à cultura brasileira ou que tenham influência no lugar onde você vive?
3- Sobre a economia mexicana, responda?
a) Qual é o bloco econômico da América do Norte que o México faz parte?
b) Como é o setor agropecuário mexicano?
c) Como é o setor da indústria no México?
d) O que são as maquiladoras mexicanas?
e) Quais são os principais recursos naturais extraídos no território mexicano?
4- Sobre a urbanização do México, responda:
a) Como aconteceu o processo de urbanização do México?
b) Quais são as áreas com maior concentração urbana?
Respostas
Resposta:
A cultura mexicana é marcada pela influência de alguns povos pré-colombianos e também de espanhóis. A cultura mexicana, de origem milenar, muito rica e diversa, sofreu a influência de vários povos. ... A culinária tradicional mexicana também deriva da mistura entre as antigas tradições indígenas e a cozinha espanhola
A economia do México é bem diversificada, incluindo indústrias de alta tecnologia, produção de petróleo, exploração mineral e manufatura. A agricultura representou 3,38% do PIB mexicano em 2019 e empregou mais de 12,4% da população ativa em 2020 (Banco Mundial). As bases da economia mexicana são: serviços, a indústria, o comércio, a agricultura e a exploração de minérios. São destaques da produção agrícola: frutas (morango, laranja, limão, abacate, manga, abacaxi, banana e melão), cereais (milho e cevada), feijão, cana-de-açúcar e algodão.
A atividade agropecuária do México é bastante desenvolvida. Na agricultura, destaca-se o milho; e na pecuária, a criação de bovinos. Plantação de milho em La Cañada, México. ... Por isso, somente 20% das terras do país são propícias ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária.
Em 1960 surgiu no México um regime industrial denominado maquila, onde indústrias dos Estados Unidos se instalavam em território de fronteira mexicana para aproveitar a força de trabalho barata e incentivos fiscais para etapa de manufatura de seus produtos, além da facilidade de transporte dos produtos para dentro dos EUA. Neste trabalho, por meio de levantamento bibliográfico, análise midiática e de discursos, utilizando-se da teoria do subimperialismo, será descrito como ocorreu este processo e os impactos dele na economia e sociedade mexicana. Posteriormente, busca-se comparar com o modelo adotado pelo Paraguai compreendendo os efeitos atrelados com este modelo a longo prazo.