• Matéria: Sociologia
  • Autor: matheusecc4p4qtzl
  • Perguntado 3 anos atrás

Manifestações sociais servem de “termômetro” social em relação à suas demandas, posicionamentos políticos, culturais e econômicos. Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos. Os primeiros movimentos sociais visavam resolver os problemas de classes sociais e políticos, como a ampliação do direito ao voto. Apesar da forte influência até os dias de hoje, a contracultura perde força com o tempo. Escreva com suas palavras o porquê de a contracultura ter se enfraquecido gradativamente: *​

Respostas

respondido por: Ygor1343
1

Resposta:

Contracultura é um movimento de questionamento e negação da cultura vigente que visa quebrar tabus e contrariar normas e padrões culturais que dominam uma determinada sociedade. Em geral, as ações de contracultura surgiram de jovens descontentes com a vida e os padrões estabelecidos por seus pais. O auge desse movimento deu-se nos Estados Unidos, com o movimento hippie, na década de 1960, em covergência ao ápice da Guerra Fria, e estendeu-se para a década de 1970, na Inglaterra, com o movimento punk.

O que é contracultura?

A essência da contracultura encontra-se na contrariedade de normas e padrões estabelecidos socialmente. As sociedades sempre criaram hábitos, costumes e padrões considerados como a normalidade da ação das pessoas, criando assim uma cultura. Dentro de uma sociedade, a cultura tende a tornar-se hegemônica, ou seja, a estabelecer-se como um padrão de comportamento que deve ser seguido por todos. Nesse sentido, a contracultura vem para questionar as normas hegemônicas como forma de indicar que algo na cultura está errado e deve ser modificado.

Explicação:

espero te ajudado


matheusecc4p4qtzl: copia e cola, vs.f
Ygor1343: não entendi
Perguntas similares