Em geral, os elementos metálicos perdem elétrons com facilidade e se convertem nas suas formas iónicas, já os não metais tendem a ganhar elétrons para ocupar esse o status. Baseando-se nas propriedades periódicas, explique o motivo de tal fenômeno e indique as formas iônicas para os metais e para os não metais.
Respostas
Opa, Bom dia!
Seguindo a lógica:
Os metais possuem um raio atômico maior, portanto a força de atração dos elétrons de sua camada de valencia é menor, pois esses elétrons estão mais longe do nucleo. Já os não metais ganham eletrons pois possuem um raio atomico menor, e possuem uma força de tração maior.
O motivo de ocorrer esse fenômeno é por existirem átomos com mais eletronegatividade (gostar de elétrons) e isso forma os ÂNIONS (átomos que receberam elétrons). Também existem átomos com eletropositividade (Perder elétrons) e isso resulta em CÁTIONS (átomo que perdeu elétron).
Obrigado, por PlayerPal™.
O metais tendem a perder elétrons pois devido à posição em que se encontram na tabela periódica: os mais conhecidos se localizam grupos 1 e 2, tendo esses mesmos números de elétrons na camada de valência.
Um átomo deve ter, segundo a Teoria do Octeto, oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade. Por possuírem poucos elétrons na camada de valência, os metais tendem a cedê-los.
Devido a isso, na forma iônica, os metais se tornam CÁTIONS, o que é indicado pelo sinal +. O íon sódio, por exemplo, é indicado por Na+.
Os não-metais, por sua vez, se tornam ÂNIONS, o que é indicado pela carga -. O íon cloreto, por exemplo, é indicado por Cl-.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/9158180