O termo 18 Brumário refere-se ao calendário republicano francês de 1792. Com esse acontecimento completava-se a revolução da burguesia iniciada em 1789 na França, com Napoleão Bonaparte no poder, a burguesia firmava sua liderança e iniciava um novo governo, o Consulado. Como era organizada a política do Consulado? * 1 ponto a) O governo do Consulado era dividido pelos três poderes, legislativo, executivo e judiciário. Napoleão Bonaparte exercia o poder executivo, assim seu papel era administrar a nação, deixando o poder legislativo para os remanescentes jacobinos. B) O governo do Consulado era exercido por três cônsules, mas o poder de fato estava nas mãos do primeiro-cônsul, no caso Napoleão Bonaparte. Bonaparte manteve a República, mas com poderes ilimitados para sua pessoa que, podia propor leis, declarar guerra, firmar a paz, etc. C) A política do Consulado era organizada através de plebiscitos populares. Existia a participação da população em todas as instâncias do legislativo, executivo e judiciário. O papel de Napoleão Bonaparte era o de chefe de Estado. D) A política do Consulado era organizada através de uma ordem militar. Quando o general Napoleão Bonaparte assumiu o Golpe 18 Brumário, seus principais aliados eram os militares que exigiam a aplicação de uma ditadura militar na França. 2. Em 1804, Napoleão Bonaparte outorgou o Código Civil Francês, mais tarde intitulado como Código Civil Napoleônico, que abordava questões de direito civil, como as pessoas, os bens e a aquisição de propriedade. Assim, esse código garantiria, por lei, os valores da burguesia. Entre esses valores estavam: * 1 ponto a) todos os aspectos das liberdades individuais, a plena garantia da autoridade da Igreja sobre todas as diretrizes do Estado e a manutenção dos privilégios aristocráticos. B) a abolição da servidão de forma definitiva, o fim da propriedade privada em todo o território francês e a instituição de comunas rurais, para estabilizar a situação dos camponeses. C) as liberdades individuais, em todos os seus aspectos,.
Respostas
Resposta:1B 2C
Explicação: O governo do Consulado era exercido por três cônsules, mas o poder de fato estava nas mãos do primeiro-cônsul, no caso Napoleão Bonaparte. Bonaparte manteve a República, mas com poderes ilimitados para sua pessoa que, podia propor leis, declarar guerra, firmar a paz, etc. O governo de Napoleão Bonaparte durou 15 anos, entre o governo do Consulado e do Império.
. A instituição do Código Civil Napoleônico contemplava os anseios da burguesia francesa, partícipe principal da Revolução de 1789. Os ideais burgueses estavam calcados nos princípios do Iluminismo e do Liberalismo. Muitas das prerrogativas assinaladas no código estavam imbuídas de ideias filosóficas como as de Jean-Jacques Rousseau, mas a inspiração também provinha do Direito Romano. O modelo de Estado Democrático de Direito, que vigora hoje nas nações democráticas ocidentais, é herdeiro do Código Napoleônico. A defesa das liberdades individuais, a propriedade privada, o Estado separado da religião e os direitos fundamentais do cidadão estão todos no programa do Código Civil Napoleônico.