pesquise expressões preconceituosas usadas hoje no dia a dia e comente-as
pfvr pessoal é pra hj
Respostas
Resposta:
A língua está em constante evolução, novas palavras surgem, enquanto outras caem no esquecimento e algumas são incorporadas no cotidiano. Assim como o comportamento social muda ao longo dos anos , é necessário repensar e substituir vocabulários em desuso vistos como expressões preconceituosas.
Repensar esses termos utilizados acontece pela necessidade de analisar o que se conecta com a conjuntura atual no cotidiano das pessoas. Afinal, sabemos que, muitas vezes, o que fazia sentido há vinte anos, talvez, hoje, não faça mais.
No meio da comunicação estar atento às transformações ao nosso redor é uma atitude ainda mais importante quando diz respeito aos diferentes tipos de linguagens. Principalmente, porque utilizar uma palavra ou colocação errada pode afetar seriamente a imagem da empresa com os clientes e parceiros.
Resposta:
1. Da cor do pecado. (Essa expressão é usada como elogio, para descrever a beleza da cor da pele negra, mas em uma sociedade onde pecar é algo negativo, a pessoa ser da cor do pecado é mais uma ofensa.)
2. Morena(Mulata). (Muitas pessoas acreditam que chamar a pessoa de negra é ofensa e por isso, tentam amenizar com a palavra morena.)
3. Cabelo Bombril, cabelo duro, cabelo de piche; (Rita diz que estas expressões racistas que mais uma vez associam o negro ao que é feio, ao que é ruim.)ter um pé na cozinha!(Título do samba que satirizava o ensino de Historia do Brasil nas escolas do pais nos tempos da ditadura, composto por Sergio Porto (ele assinava com o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta). No entanto, a expressão debochada, que significa confusão ou trapalhada, reafirma um estereótipo e a discriminação aos negros.)
4. A coisa ta preta. (expressão racista para dizer que a coisa ta difícil).
5. ter um pé na cozinha. (Forma racista de falar de uma pessoa com origem negra. Infeliz recordação do período da escravidão em que o único lugar permitido às mulheres negras era a cozinha da casa grande. )
6. feito nas coxas (A origem da expressão popular "feito nas coxas" deu-se na época da escravidão brasileira, onde as telhas eram feitas de argila, moldadas nas coxas de escravos.)
7. serviço preto (Ainda falando sobre a questão do trabalho tem a expressão serviço de preto, usada para descrever um trabalho ruim, malfeito. "Mais uma vez o preto sendo colocado como ruim e o branco como bom", diz.)
✍️Espero ter ajudado!!!✍️