Respostas
Resposta:
Que tipo de pai teria o filho como escravo? Ainda criança, Gabriel perdeu a mãe, uma escrava e companheira de seu pai, Valentim, um rico comerciante português. Conforme o tempo passa, o garoto, que sempre trabalhou para o pai, vai entendendo sua condição e a situação em que outros negros se encontram, aumentando sua revolta. A liberdade parece-lhe algo distante e, ao mesmo tempo, assustadora. Afinal, ela realmente resolveria seus problemas? Autêntico e esclarecedor, Júlio Emílio Braz aborda no livro a libertação dos escravos, conduzindo o leitor a perceber outro lado, muitas vezes desconhecido, sobre a Lei Áurea.
Temos um comerciante português chamado Valentin, temos também a escrava Henriqueta que é companheira de Valentin, o casal possui m filho chamado Gabriel, temos também alguns abolicionistas que são importantes para a trama, pois eles expõem a causa abolicionista para Gabriel que se ver fascinado por ela.
O livro apresenta uma problemática bem complexa em que a mãe de Gabriel era escrava de seu pai, e com a morte dela, o menino se tornou escravo do pai para servi-lo em seu comércio, uma situação no mínimo revoltante, pois ninguém gostaria de ser escravo, e ainda mais ser feito escravo pelo próprio pai.
Aprenda mais sobre abolição: https://brainly.com.br/tarefa/23733805