• Matéria: História
  • Autor: vitoriaalves39
  • Perguntado 4 anos atrás

As reformas protestantes do princípio do século XVI, entre outros fatores, reagiam contra a) a venda de indulgências e a autoridade do Papa, líder supremo da Igreja Católica. b) a valorização, pela Igreja Católica, das atividades mercantis, do lucro e da ascensão da burguesia. c) o pensamento humanista e permitiram uma ampla revisão administrativa e doutrinária da Igreja Católica. d) as missões evangelizadoras, desenvolvidas pela Igreja Católica na América e na Ásia. e) o princípio do livre-arbítrio, defendido pelo Santo Ofício, órgão diretor da Igreja Católica​

Respostas

respondido por: UkaiiSensei
2

Resposta:

a) A venda de indulgênicas e a autoridade do Papa.

Explicação:

As principais críticas de João Calvino e Martin Lutero, pais da Reforma Protestante, ao cenário da dominação católica do século XVI são a venda de indulgências - ou seja, a escusa de pecados através de dízimos e ofertas - e o comportamento dos Papas.

Além disso, os adeptos ao protestantismo prezavam pela livre interpretação da Bíblia, visto que, na época, somente a Igreja Católica tinha conhecimento sobre os ensinamentos bíblicos.

Perguntas similares