A necessidade de normas do discurso Quando exercemos a racionalidade, expressamos proposições as mais diversas e antes mesmo de se estar certo de que essas proposições são “verdadeiras” é preciso assegurar-se de que os outros as compreendam. É preciso, portanto, elaborar certas regras para falar que sejam comuns a todos; regras de discurso mental que sejam também as regras do discurso expresso. Isso não significa afirmar que quando falamos temos de dizer sempre e somente uma coisa, sem ambiguidade e pluralidade de sentidos. Pelo contrário, é antes racional e razoável reconhecer que existem também discursos (no sonho, na poesia, na expressão dos desejos e das paixões) que querem dizer muitas coisas ao mesmo tempo, inclusive contraditórias entre si. Mas justamente porque é, felizmente, evidente que falamos também de modo aberto e com muitos sentidos, é necessário, de vez em quando, e para certos propósitos, elaborar normas de discurso que possam ser partilhadas em âmbitos específicos por todos os que decidem adotar os mesmos critérios para usar as palavras e ligá-las entre si, em proposições sobre as quais se possa discutir. (...) A esse tipo de sensatez pertencem tanto as leis lógicas quanto as retóricas (no sentido de uma técnica de argumentação). (eco, Viagem na irrealidade cotidiana, p.153-154.)
Elabore um pensamento comentando o texto acima. Você concorda com a tese do autor? Qual é ela?
Respostas
Resposta:
Quando exercemos a racionalidade, expressamos proposições as mais diversas e antes mesmo de se estar certo de que essas proposições são "verdadeiras" é preciso assegurar-se de que os outros as compreendam.
A tese do autor é que a racionalidade está ligada no uso de proposições, de modo que ela nos auxilia a compreender melhor as conclusões. O autor está correto, pois sem a razão podemos aceitar qualquer coisa que nos falem.
O papel da racionalidade
O papel da racionalidade ao ser utilizada em um argumento é para desafiar nossas crenças e nos ajudar a chegar a uma conclusão baseada em fatos, evidências e lógica, em vez de emoção. Este processo só é eficaz se pudermos comunicar nossos pensamentos e ideias de maneira clara e compreensível para todas as partes envolvidas.
As normas do discurso nos ajudam a assegurar que nossas proposições racionais sejam compreendidas da forma que pretendíamos e que nossas discussões sejam baseadas em uma troca honesta de pensamento e não em um resultado pré-determinado.
Mais questão sobre racionalidade: brainly.com.br/tarefa/5785719
#SPJ2