ME AJUDEM PFV!!!
Diante deste fato cientificamente comprovado, responda as questões:
a) Conceitue o termo “Corrente Elétrica”;
b) O que é uma “corrente elétrica eletrônica”?
c) Diferencie “Corrente Real” de “Corrente Convencional”;
d) Como é definida a “intensidade da corrente elétrica”?
e) A unidade de intensidade de corrente elétrica no SI (Sistema Internacional) é o Coulomb por segundo (C/s), que recebe o nome de
ampère(A). Explique o termo coulomb;
f) Qual a diferença entre um material metálico condutor de eletricidade e um isolante elétrico?
Respostas
Resposta:
A)R: Corrente elétrica é o fenômeno físico em que os portadores de carga elétrica, como elétrons, são conduzidos pelo interior de algum material em razão da aplicação de uma diferença de potencial elétrico.
B)R: A corrente elétrica é basicamente o movimento ordenado das cargas elétricas no circuito. É o fluxo de elétrons gerado pela tensão aplicada. Podemos pensar que a tensão empurra os elétrons pelos condutores do circuito. A este fluxo é dado o nome de corrente elétrica.
C)R: Corrente real quantidade de carga elétrica negativa transportada pelos elétrons dividido pelo intervalo de tempo. corrente convencional carga elétrica positiva transportada pelos elétrons no sentido oposto a cargas negativas.
D)R: A intensidade da corrente elétrica é definida como a razão entre o módulo da quantidade de carga ΔQ que atravessa certa secção transversal (corte feito ao longo da menor dimensão de um corpo) do condutor em um intervalo de tempo Δt.
E)R: A corrente elétrica é uma grandeza escalar. Sua unidade de medida, segundo o Sistema Internacional de Unidades, é o ampère (A). Essa unidade mede o módulo da carga elétrica que atravessa a secção transversal de um condutor a cada segundo e, por isso, também pode ser escrita como coulombs por segundo (C/s).
F)R: Pelo próprio nome podemos entender que materiais condutores são bons condutores de eletricidade, enquanto os isolantes não conduzem. Já materiais isolantes têm seus elétrons fortemente ligados aos seus respectivos núcleos, portanto não se movimentam e não conduzem corrente.