[...] Os maias utilizavam os calendários de forma complementar, indicando os dias em cada um dos calendários, o que levava [...] a localizarem um dia em “anos” diferentes, no haab solar e no tzolkin sideral. Os anos de cada calendário não concordavam e as denominações dos dias demoravam a se repetir, o que acontecia apenas a cada 52 anos. Por este motivo, os maias não viam necessidade de marcar seus “anos”, tanto nos haabs quanto nos tzolkin. Era uma forma extremamente complexa para se localizar no tempo, mas bem exata, já que se adequava aos movimentos dos astros celestes. [...]
PINTO, Tales. O Calendário Maia. Brasil Escola, s.d. Disponível em: . Acesso em: 9 abr. 2021. Fragmento.
Com relação às sociedades pré-colombianas, o calendário Maia representa
a natureza como orientação das atividades cotidianas.
a valorização do lucro nas atividades econômicas agrícolas.
o distanciamento da religião nos assuntos do dia a dia.
o ideal democrático que orientava os assuntos políticos.
Respostas
Resposta:
Com relação às sociedades pré-colombianas, o calendário Maia representa: a natureza como orientação das atividades cotidianas.
A valorização do lucro nas atividades econômicas agrícolas. o distanciamento da religião nos assuntos do dia a dia. O ideal democrático que orientava os assuntos políticos.
Explicação:
O calendário Maia, denominado Haab, representa a natureza como orientação das atividades cotidianas pois ele sofre influência do movimento do Sol.
Para a civilização mais o tempo é circular, ou seja, as ações se repetem ao fechar um ciclo. Diferente da definição de tempo das outras civilizações, onde o tempo é algo contínuo.
O calendário Maia é solar, cujo as marcações de tempo são baseados nos movimentos do Sol, onde os meses não têm conexão com o movimento da Lua.
Espero ter ajudado <3