A educação sempre precisou de um meio para que fosse divulgada e pudesse chegar ao alcance de um maior número de pessoas possível, visto que tudo era controlado e o poder de exclusão era grande, tendo uma maioria marginalizada e privada de conhecimentos básicos. Neste sentido, no século XIX, os saberes e práticas pedagógicas dos professores eram divulgados nos jornais. Ter um jornal em mãos e, principalmente, ter uma participação nas notícias de jornais, era de fundamental importância para a educação inclusive para os professores e professoras da época, pois além de passar uma informação importante também ganhavam uma visibilidade positiva na comunicação entre os leitores dos jornais e uma legitimidade perante a sociedade.
Já no século XXI, os professores, com o auxílio da evolução das mídias sociais e das tecnologias, transmitem suas opiniões e os seus saberes nas redes sociais, mais especificamente, discutindo sobre política, divulgando suas práticas pedagógicas nas escolas em que atuam, por meio de vídeos dinâmicos e curtos, transmissões ao vivo e também textos. Professores, de uma maneira ou de outra, fazem desse meio de comunicação social um espaço para educar e se posicionar diante dos acontecimentos do dia a dia. É nesse sentido que se insere a importância de utilizar as mídias sociais, pois elas se configuram em ferramentas de divulgação, sendo utilizadas para dar uma maior visibilidade a um determinado conteúdo, informação.
Adaptado de: SANTOS, E. N. dos.; AMORIM, S. S. O Professor do Século XXI e o Mundo Virtual: O Facebook sendo uma plataforma do seu saber. In: Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, 8., 2017, Aracaju. Anais [...] Aracaju: UNIT, out. 2017, p. 1-15.
Desse modo, para compreender como as redes sociais estão presentes no cotidiano do professor do século XXI, analise o caso a seguir:
Você foi contratado por uma escola para trabalhar com o 5º ano do Ensino Fundamental e dentre as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino de História está “Registros da História: linguagens e culturas”. Assim, a pedagoga informa que uma das ferramentas tecnológicas utilizadas pela escola são as redes sociais, com objetivo de publicar avisos e também conteúdos produzidos pelos professores das disciplinas, sendo algo complementar a sala de aula. Portanto, você precisará elaborar uma postagem para as redes sociais da escola, de acordo com o tema proposto e os critérios sendo eles:
- Para elaborar essa atividade, você deverá utilizar a plataforma de designer gráfico CANVA (o tutorial sobre o CANVA está disponível na Sala do Café).
- Para a realização dessa atividade será necessário a construção de 6 slides (páginas) feitas no CANVA.
- O primeiro slide será a capa e deve conter: a problematização do tema "Registros da História: linguagens e culturas”, ou seja, elaborar uma ou duas perguntas para que os alunos possam ser instigados sobre o conteúdo que será abordado. Insira também alguma imagem relacionada ao tema e o seu nome (o tema é amplo e o aluno pode desenvolver qualquer assunto relacionado a cultura, linguagens, patrimônios etc).
- Do segundo ao sexto slide, você trará os conceitos, ou seja, os conteúdos relacionados ao tema.
- A linguagem utilizada em sua postagem precisa ser clara e próxima aos alunos, para isso, utilize termos das redes sociais que estão presentes no cotidiano dos alunos.
- Utilize imagens para ilustrar o conteúdo que abordará
Anônimo:
Olá. tenho MAPA Registros da História linguagens e culturas corrigido por mediador, sem risco de plagio. Me chame (34) 9 8809-9203
Respostas
respondido por:
7
A rede social é aquela que interliga as sociedades a partir da tecnologia e evolução dos meios de comunicação, e, podemos traçar um paralelo entre as relações sociais da seguinte forma:
Bauman define a modernidade líquida a partir da ideia que a modernidade é imediata, ou seja, ela se relaciona com o tempo e as mudanças dinâmicas da sociedade moderna.
A liquidez moderna é tida como uma infinidade de experiências negativas, que geram um afastamento do indivíduo, aumentando a exclusão e afirmando a insegurança na população.
Por fim, a modernidade líquida está para o individualismo, para as disputas de classe e gênero o que nos atenta para a necessidade de estarmos sempre buscando novos conhecimentos.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás