-Pesquise como foi a experiência da Rússia (União Soviética) com o socialismo como forma de governo. Esse governo socialista deu certo? (pesquise e explique)
Respostas
Resposta:
Oi
Explicação:
A União Soviética, formada em 1922 após a Guerra Civil Russa, foi uma nação que existiu até 1991, quando foi dissolvida. Chamada de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), era uma nação socialista que surgiu como resultado direto da Revolução Russa de 1917. A formação da URSS foi resultado da consolidação do poder dos bolcheviques sobre o território do antigo império russo.
Foi formada por 15 nações, que conquistaram sua independência depois que a união foi dissolvida e reuniram-se no que ficou conhecido como Comunidade dos Estados Independentes (CEI). Por ser a primeira nação socialista da história, a URSS foi o símbolo dessa ideologia em todo o mundo e ocupou a posição de potência durante a Guerra Fria.
O fim da União Soviética foi resultado da má administração do país por seus governos autoritários e corruptos. Ao final da década de 1970, a crise econômica que se instalou nela levou o país à crise política até a sua dissolução, com a renúncia de Gorbachev, em dezembro de 1991.
Países que formaram a União Soviética
A União Soviética foi formada em 1922, logo após a vitória dos bolcheviques na Guerra Civil Russa (1918-1921).
Como dissemos, a URSS era uma nação que agrupou 15 diferentes nações em apenas um território. Com a sua dissolução, essas nações conquistaram a sua independência. A lista delas é a seguinte:
Rússia
Ucrânia
Belarus
Estônia
Letônia
Lituânia
Armênia
Geórgia
Moldávia
Azerbaijão
Cazaquistão
Tadjiquistão
Quirguistão
Turcomenistão
Uzbequistão
Algumas dessas nações foram anexadas ao território posteriormente, como o caso das nações bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia), cuja anexação ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial. A maior nação soviética é a Rússia, país que herdou o legado soviético e ainda hoje lida com a existência de inúmeros movimentos de autodeterminação em seu território.
Como se formou a União Soviética?
A formação da URSS é um acontecimento que pode ser entendido como resultado direto dos grandes acontecimentos que o país viveu no começo do século XX. Destacam-se aqui a Revolução de Outubro (1917) e a Guerra Civil Russa (1918-1921).
A Revolução Russa de 1917 é marcada pela ascensão dos bolcheviques ao poder da Rússia em outubro do ano citado. Nesse acontecimento, os bolcheviques tomaram a capital do país e assumiram o poder nacional. O Governo Provisório (que havia destituído o czarismo) foi destituído, e Vladimir Lenin tornou-se governante.
Algumas mudanças começaram a ser implementadas na Rússia, mas a ascensão dos bolcheviques gerou uma reação contrarrevolucionária que resultou na Guerra Civil Russa, ocorrida entre 1918 e 1921. Esse conflito ampliou a destruição do país, deixando a economia em ruínas e milhares de mortos, seja de fome, seja pelos combates.
Após essa guerra, os bolcheviques conseguiram consolidar seu poder sobre o interior do território russo e o socialismo foi implantado. A imposição desse poder sobre todo o território permitiu que os soviéticos unificassem-no e fundassem a União Soviética, já no final de 1922.
Estátua do Czar Nicolau II como símbolo da queda do czarismo na Rússia em 1917.
Acesse também: Conheça a história da cidade que foi capital russa durante mais de dois séculos
Morte de Lênin
Lênin assumiu o poder da Rússia já em 1917 e esteve oficialmente no poder da União Soviética até 1924. Nesse período, esse líder impôs o comunismo de guerra (conjunto de práticas governamentais do país no correr da guerra civil) e, depois da guerra, impôs a Nova Política Econômica (NEP). Esse plano econômico visava a abertura temporária do país para o capital privado como forma de recuperar a economia soviética.
No entanto, a posição de Lenin começou a enfraquecer a partir de 1922, por conta de seus problemas de saúde. De 1922 até 1924, ele sofreu vários AVCs, e isso o forçou a afastar-se do poder. Foi iniciada então uma intensa disputa que mobilizou diversos nomes do Partido Comunista.
Josef Stalin, Leon Trotsky, Grigori Zinoviev e Lev Kamenev disputaram o poder da União Soviética, com o georgiano Stalin prevalecendo e, em 1924, assumindo o comando. Alguns historiadores, porém, defendam a ideia de que Stalin só se tornou governante, de fato, a partir de 1927, quando os outros três nomes foram expulsos do partido.
Stalinismo
A ascensão de Stalin ao poder marcou o início de um regime extremamente autoritário, enxergado pela maioria dos historiadores como totalitário. Stalin implantou um governo baseado no culto a sua personalidade e na censura e instalou no país uma paranoia a respeito dos “inimigos da nação”.
O país foi industrializado à força, a partir dos chamados Planos Quinquenais, mas essa industrialização custou caro em certos locais. Opositores e pessoas que tivessem divergências mínimas com o governo de Stalin eram presos e enviados para campos de trabalho forçados e conhecidos como gulags. Nesses locais eram fuzilados ou trabalhavam até a morte.