02 - Leia o texto: “Eles fechavam as portas. Então a SS jogava o Zyklon B (Ciclone B) de três a quatro aberturas na parte de cima (da câmara). Demorava cerca de quatro a cinco minutos para todos morrerem, exceto as pessoas na frente de onde o gás entrava. Ali era mais rápido." O Zyklon B foi entregue nos campos em forma de pastilhas de cristal. Assim que elas eram expostas ao ar, se transformavam em gás venenoso e começavam a matar as pessoas. A descrição no texto acima refere-se
A) Ao procedimento usado em hospitais alemães durante a Segunda Guerra Mundial, no atendimento à população civil, vítimas dos ataques inimigos.
B) Ao processo de abate de gado em matadouros da Inglaterra no início do século XX.
C) As câmaras de gás construídas nos campos de concentração nazistas.
D) A aplicação de medicamentos usados no tratamento da tuberculose na India.
Respostas
Resposta:
C) As câmaras de gás construídas nos campos de concentração nazistas.
Explicação:
Trata-se da descrição da forma como os nazistas matavam as pessoas (em grande parte judeus) que estavam presas nos campos de concentração durante Segunda Guerra Mundial.
Os nazistas enganavam as pessoas, dizendo que iriam tomar um banho. Eram pessoas das mais variadas condições, entre idosos, mulheres, crianças e até mães com seus bebês. O soldados pediam para que todos daquele grupo deixassem suas roupas e calçados de forma organizada, em local apropriado e identificado, argumentando que retornariam ali para se vestirem após o suposto banho. As portas eram fechadas e dos "chuveiros" saia o gás venenoso. A cena interna era pavorosa.
Os pertences, organizados pelas vítimas antes do assassinato, eram recolhidos pelos nazistas para serem usados em novos presos.
No início os nazistas eram mais metódicos, e aplicavam esse método mais "limpo" e "eficiente". Mas o número de presos foi aumentando, e adotaram formas mais cruéis de fazer seu "trabalho". Com o final da guerra se aproximando, a carnificina era o novo método de eliminar presos.