Respostas
Avaliar a incerteza em uma análise química auxilia ao profissional a localizar o possíveis agentes que está ocasionando uma diferença de valores esperados ou não. Estes podem ser a temperatura, pressão, método utilizado. Avaliar a incerteza ajuda o analista a evitar erros e traçar estimativas sobre a análise feita.
Ex:
Em analises químicas é necessário que se faça o devido balanceamento de todo os componente químicos com água destilada para que assim não haja erros no preparo da solução e ela seja o mais pura possível, assim existem parâmetros para + ou para - para garantir que ela esteja pelo menos na média entre esse valor chamado de "valor de confiança".
Sem o conhecimento quantitativo da “incerteza de medição” seria impossível concluir se diferenças observadas, por exemplo, entre resultados de laboratórios diferentes poderiam ser atribuídas a diferenças de precisão ou outras causas.
Um mesmo estudo com os mesmos materiais pode ter diferença de resultados se forem feitos com métodos diferentes com a mesma finalidade.