Assim sendo, você, como psicólogo jurídico, foi chamado a analisar o seguinte caso. Diante do caso exposto, cite quais características descritas demonstram algum tipo de transtorno em Roberto. Escreva ao menos dois transtornos, descrevendo as principais características assossiadas a eles.
Respostas
Resposta:
crianças que apresentam comportamento muito agitado, tomam os brinquedos de seus colegas, andam de um lado para o outro e não conseguem ficar muito tempo sentado no mesmo lugar. Não conseguem terminar as tarefas solicitadas e, em alguns momentos, demonstram atitudes agressivas e um comportamento que geralmente pode ser confundido com indisciplina, mas na verdade pode ser uma característica do distúrbio de atenção. Esse distúrbio atinge 5% das crianças e adolescentes de todo o mundo: é chamada de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. É muito importante conhecer as causas e os sintomas deste e outros transtorno da Aprendizagem, Dificuldade de Leitura e da Escrita e do Processo de Alfabetização para lidar com cada situação de maneira confiante. A demora em diagnosticar o TDA ou TDAH pode trazer sérias consequências para o desenvolvimento da criança. A importância da afetividade por exemplo pode trazer bons resultados para o desenvolvimento cognitivo da criança com TDAH, além disso é necessário Intervenções Psicopedagógicas com a utilização dos Jogos educativos como instrumento para otimizar o desenvolvimento cognitivo da criança.
Resposta:
Com relação aos possíveis transtornos que podem ser identificados a partir do caso descrito acima, podem ser elencados:
1. Transtorno de conduta – que pode ser observada quando criança, ao apresentar a tendência a matar gatos e mentir com frequência.
2. Transtorno de personalidade antissocial – pela soma dos comportamentos descritos a seguir:
- Se mostra convincente, sedutor e bastante inteligente.
- Mente, desde a infância.
- Não apresenta quadros psicóticos.
- Ausência de vergonha ou remorso.
- Conduta antissocial inadequadamente motivada.
- Desvio de sexualidade.
- Vida sexual e trivial pobremente integrada.
- Atitude flagrante e persistente de irresponsabilidade e desrespeito por normas, regras e obrigações sociais.
- Baixa tolerância à frustração e um baixo limiar para descarga de agressão, incluindo violência.