Após um tempo pulverizando as plantações de maracujá para combater as larvas que danificavam os frutos, observou-se que estas pararam de frutificar. As flores do maracujá não possuem autofecundação e seu pólen é viscoso e pesado, não podendo ser transportado pelo vento. Assim, para voltar a colher frutos dos maracujazeiros, é necessário fazer a polinização manual das flores.
Disponivel em: revistagloborural. Acesso em: 3 set. 2014 (adaptado).
Isso acontece porque o ciclo natural de polinização foi alterado pelo(a)
A uso de inseticidas.
(B) engenharia genética.
C uso de adubos químicos.
(D) alteração do regime de chuvas.
#ProvaENCCEJA2017
Respostas
O motivo de os maracujazeiros não possuem autofecundação, e assim, não frutificarem, se dá porque o ciclo natural de polinização foi alterado pelo que está posto na letra A) uso de inseticidas.
Por definição da legislação brasileira, "agrotóxico" é o termo utilizado. Porém, o termo "defensivo" normalmente é usado pela indústria, partindo da perspectiva de que eles protegem as lavouras de qualquer ataque de pragas que possa danificar ou prejudicar a produção agrícola. Em muitos lugares, o termo "inseticida" é o mais usado.
Ao realizar essa proteção das lavouras, os inseticidas exterminam a população de insetos. No caso em questão, isso acaba fazendo com que não haja a polinização das flores do maracujá, já que ela é realizada pelos insetos, e por isso a necessidade de a polinização ser realizada de maneira manual.
Veja mais sobre os agrotóxicos em:
https://brainly.com.br/tarefa/31919826