O integralista é o soldado de Deus e da Pátria, o homem-novo do Brasil que vai construir uma grande naçăo, dizia um slogan. A Açäo Integralista Brasileira se organizou a partir de uma série de pequenos grupos de extrema-direita que se aglutinaram em torno da liderança de Plínio Salgado.
CYRYNOWICZ, R. Força e a pátria em ação. Revista de História da Biblioteca Nacional, n. 61, out. 2010 (adaptado).
O movimento descrito no texto, surgido no Brasil após a Primeira Guerra, sofreu influência de grupos europeus que enfatizavam a
A) supremacia da raça ariana.
(B) legitimidade da livre-iniciativa.
C) participação da classe operária.
(D) subordinação do indivíduo ao Estado.
#ProvaENCCEJA2017
Respostas
A alternativa correta sobre o que os grupos europeus enfatizavam, que influenciaram o movimento integralista no Brasil, é a letra D) subordinação do indivíduo ao Estado.
O movimento integralista obteve enormes influências do fascismo, movimento político e filosófico da Itália, e que possuía a ideologia fundamental de que o cidadão comum deveria participar pouco e ter pouco protagonismo na política, e por isso era também um movimento contrário à livre-iniciativa tão defendida pelos liberais.
Os indivíduos que faziam parte do integralismo brasileiro defendiam uma união do povo, que deveria estar sob o comando de um governo que possuísse um Estado forte e unificador. Ou seja, para eles, as pessoas deveriam estar subordinadas ao Estado.
Veja mais sobre o integralismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/6177140