Faz dois anos que Madalena morreu, dois anos difíceis. E quando os amigos deixaram de vir discutir política, isto se tornou insuportável. Foi aí que me surgiu a ideia esquisita de, com o auxílio de pessoas mais entendidas que eu, compor esta história. A ideia gorou, o que já
declarei. [...] De repente voltou-me a ideia de construir o livro. Assinei a carta ao homem dos porcos e, depois de vacilar um instante, porque nem sabia começar a tarefa, redigi um capítulo.
RAMOS, G. São Bernardo. Rio de Janeiro:Record, 1986.
Nesse relato em primeira pessoa, o narrador apresenta-se como um indivíduo
A inconformado com a saudade da mulher.
B motivado a se superar pela literatura.
C participativo nas políticas públicas.
D imobilizado pela ideia da solidão.
#ProvaENCCEJA2019
Respostas
respondido por:
0
A alternativa mais adequada é a B, pois, apesar do homem apresentar a dor que sentiu e ainda sente com a perda da mulher, ao final do texto, consegue escrever um capítulo. Esta atitude demonstra que o autor sofre, mas está motivado a superar a morte da mulher a partir da literatura.
Por um momento no texto o autor se sente desmotivado através do fragmento "A ideia gorou, o que já declarei [...]". No entanto, afirma que de repente a ideia de construir um livro voltou à tona. Embora tenha vacilado por um instante, conseguiu cumprir a tarefa de compor um capítulo.
Continue estudando em: https://brainly.com.br/tarefa/34183517
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás