elabore uma hipotese para explicar a velocidade dos centípedes, quando comparados com seus parentes diplopodes
Respostas
Resposta:
As centídopes possuem pernas longas, o que as viabiliza para corridas. As diplópodes, em contrapartida, são mais lentas, dotadas de pernas que, embora não tão ágeis, fortes o suficiente para, assim como as centípodes, escavar.
Uma hipótese baseada na seleção natural para essa diferenciação seria uma diferente pressão evolutiva exercida sobre as Quilópodes e Diplópodes. Enquanto as Quilópodes foram selecionadas com base na agilidade, utilizando de tal recurso para fugir de possíveis predadores, as Diplópodes, mais lentas, se valeram de uma resistência maior -como carapaça mais rígida- para contornar as pressões ambientais.
Resposta baseada nas citações a seguir, encontradas no site InfoEscola. Ao pesquisar por "Miriápodes", você encontrará a mesma página!
Quilópodes -> "As centopéias são adaptadas para correr, sendo as pernas das corredoras mais longas. Também são adaptadas para cavar, e a força é obtida por contrações do tronco."
Diplópodes -> "Não costumam serem animais ágeis, pois se locomovem lentamente. Porém as pernas têm força suficiente para abrir caminhos no solo. Como não são ágeis, as espécies mais frágeis foram sendo eliminadas por seleção natural, restando aquelas que contavam com mecanismos para sua defesa, como um esqueleto rígido e podem enrolar o corpo, como um espiral. Algumas espécies possuem glândulas repugnatórias, havendo 1 par de glândulas por segmento. Esta secreção pode ser tóxica ou repelente."
Tome nota que, com base nas duas citações acima, mais hipóteses viáveis podem ser concebidas.