O termo grilo, ou grilagem, tem sua origem na tentativa de transformar titulos falsificados, dando-lhes aparência de legais. O mecanismo utilizado, e que acabou denominando o processo de apropriaçăo ilegal de terras públicas, era o de "comprar" dos cartórios ou de terceiros um falso titulo da terra e, para Ihe dar uma certa aparência de autenticidade, o documento era colocado em uma gaveta com alguns grilos. Passado algum tempo, os grilos iriam alimentar-se das bordas da escritura e auxiliar na transformaçăo do papel de cor branca para uma cor amarelada, ficando com um aspecto envelhecido. Assim, o titulo de propriedade da terra com esse novo visual daria maior credibilidade ao seu possuidor, que alegaria já ser proprietário daquela terra há algum tempo.
A grilagem de terras públicas na Amazônia brasileira. Disponivel em: gov. Acesso em: 15 ago. 2014 (adaptado).
Na regiăo amazônica, uma consequência socioambiental da fraude descrita é o(a)
(A) enfraquecimento da atividade agroindustrial.
(B) desestruturaçấo das fronteiras nacionais.
C) expansao da agricultura de subsistência.
(D) desmatamento da floresta nativa.
#ProvaENCCEJA2017
Respostas
A letra (D) traz uma consequência socioambiental da fraude descrita no texto.
Letra D: desmatamento da floresta nativa.
Isso ocorre porque a prática fraudulenta da grilagem contribui para a distribuição de terras nas mãos de fazendeiros desonestos e sem escrúpulos. Nesse sentido, a grilagem é vista como uma prática em que esses fazendeiros envelhecem documentos com a intenção de obter mais propriedades rurais.
As grandes consequências desse fato fraudulento são a desocupação de pequenas famílias (que vivem da terra) e o desmatamento da floresta nativa.
Sendo assim, é correto afirmar que o desmatamento da floresta nativa representa uma consequência socioambiental da fraude conhecida como grilagem.
Aprenda mais sobre o tema grilagem em:
https://brainly.com.br/tarefa/11147762
Acredite em seu potencial!