O descarte irregular de pilhas no lixo comum pode ocasionar a contaminação do solo por metais tóxicos. Um destes metais pode ser o cádmio, que, na forma iônica, Cd2+, são muito perigosos para o organismo. Entre outros efeitos, seus íons podem substituir íons Ca2+, e provocar a degeneração dos ossos. Podem ainda inibir enzimas que são ativadas pelo cátion Zn2+, que são extremamente importantes para o funcionamento dos rins. A figura mostra a variação do raio de alguns metais e seus respectivos cátions.
ATKINS, P; JONES, L. Princípios de química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2001 (adaptado).
Com base no texto e na análise da imagem, a toxicidade do cádmio em sua forma iônica pode ser explicada pelo fato dessa espécie química:
a) apresentar raio iônico grande, permitindo que ele cause interferência nos processos biológicos em que, normalmente, íons menores participam.
b) possuir tendência de atuar em processos biológicos mediados por cátions metálicos com cargas que variam de +1 a +3.
c )possuir raio iônico e carga relativamente próximos aos de íons metálicos que atuam nos processos biológicos, causando interferência nesses processos.
d) apresentar baixa energia de ionização, o que favorece a formação do íon e facilita sua ligação a outros compostos.
e) apresentar carga +2, o que permite que ele cause interferência nos processos biológicos em que, normalmente, íons com cargas menores participam.
Anexos:
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
C
Explicação:
a) Incorreta pq os íons não são menores já que tanto o Cd quanto o Zn e o Ca tem a mesma carga (+2)
b) Incorreta pq as cargas não variam entre +1 e +3, são todas +2
c) Correta
d) Incorreta pq a energia de ionização do Cd não é baixa, algo que pode ser analisado através da tabela periódica, sendo ele o de maior energia de ionização entre os 3 elementos citados
e) Incorreta pq os outros íons não tem cargas menores, todos são +2
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás