• Matéria: História
  • Autor: brendhacruz11
  • Perguntado 4 anos atrás

Após a morte de Maomé os muçulmanos continuaram sua expansão religiosa pelo mundo ao mesmo tempo em que divisões político-teológicas ocorriam dentro islamismo. Explique-as.

Respostas

respondido por: Fernando9100
1

Após a morte de Maomé a religião islâmica continua sendo levada pelos povos árabes para outras regiões, todavia, há uma cisão entre os muçulmanos em que a maioria seguirá a seita ortodoxa Sunita e outra parcela minoritária seguirá a seita Xiita.

Após a morte de Maomé em 634 d.C. há a continuidade da expansão islâmica pelo "Velho Mundo" surgindo duas dinastias distintas: Omíadas e Abássidas. A dinastia Omíada ascende por Otman aproximadamente por volta de 644 d.C., porém, não tem seu poder reconhecido de maneira hegemônica pelas tribos árabes. Sendo assassinado em 656 d.C. muitos acusam Ali, primo de Maomé e sucessor do califado, de ser responsável pelo ocorrido. Tais disputas pelo poder e controle dos califados formados daria origem a atual cisão existente entre Sunitas e Xiitas, os Xiitas que são a minoria exaltam Ali como sucessor legítimo do califado e suas ações visavam corrigir os erros cometidos anteriormente no Islã.

Perguntas similares