Respostas
Resposta:
A história tem como cenário a França no século XIX, voltada para o protagonista Jean Valjean.
Jean Valjean é um homem pobre e miserável que após roubar um pão de uma padaria, é condenado a prisão por cinco por anos.
Ele é órfão tanto de pai quanto de mãe. Perdeu os pais ainda criança, sendo criado por uma irmã mais velha. Contudo, a irmã já tinha sete filhos, e quando ela vem a falecer, ele se torna o sustento da família.
Devido a diversas tentativas de fuga e pelo mau comportamento, ele é condenado por dezenove anos a trabalhos forçados.
Após sair da prisão, ele é rejeitado por todos, sendo até expulso de hospedaria, devido ao seu comportamento do passado. Até que um bispo bondoso e generoso o acolhe.
Contudo, Jean Valjean trai a confiança do bispo após roubar talheres e castiçais. Quando é pego pela polícia, o bispo ainda o protegendo, mente para a polícia dizendo que tinha dado os objetos a ele.
Daí em diante, Jean Valjean finalmente resolve mudar de vida e passa a ser um homem honesto e do bem, seguindo a lei e as normas morais, de acordo com a religião.
Ele muda de identidade e se torna dono de uma fábrica na Alemanha. Mas ainda vive assobrado pelo passado, por medo de ser reconhecido, especialmente pelo inspetor Javert, um homem que é obcecado pela justiça e que o procurando há anos.
Na fábrica e com nova identidade, ele conhece Fantine. Fantine é uma pobre moça que engravidou de um estudante que a abandonou.
Fantine dar à luz a uma menina que recebe o nome de Cosette, mas que fica sob os cuidados dos Thenadièrs. Sem saber das agressões que Cosette sofria dos Thenadièrs, Fantine envia mesada para menina todo o mês.
Contudo, o supervisor da fábrica descobre o passado de Fantine, e isso resulta em sua demissão. Devido a isso, ela é obrigada a vender os cabelos, os dentes e até a se prostituir.
Quando descobre a situação de Fantine, Jean Valjean adota Cosette e passa a criá-la como filha.
Cosette cresce e conhece Marius, um jovem idealista, com quem se casa. Nos seus últimos momentos, Jean Valjean conta a história do passado de Cosette, relevando o nome da sua mãe.
Explicação: