Respostas
O softball foi criado por George Hancok, em 1887, nos Estados Unidos, com o intuito de adaptar o baseball para espaços cobertos. Ele já recebeu nomenclaturas como: Mushball, Kittenball, Diamondball e Pumpkinball. Embora o intuito fosse praticá-lo em ambientes cobertos, com sua popularização, passou a ser praticado em locais abertos. Assim, tiveram origem os primeiros torneios em campo, cuja medida é de aproximadamente 60 metros de raio.
Fundamentos
No softball, cada equipe (de nove ou dez jogadoras) deve rebater uma bola arremessada e buscar percorrer as quatro bases posicionadas no campo interno para obter a pontuação. O objetivo é marcar o maior número de corridas possíveis em uma partida para que, assim, a equipe ganhe o jogo por maior número de pontuação. Para isso, algumas regras são importantes. Veja-as a seguir.
Principais regras
Cada partida é composta por sete rodadas (innings) e, ao final de cada uma, alternam-se as posições de ataque e defesa entre as duas equipes que disputam a partida. Assim, a equipe atacante rebate e a equipe defensora arremessa a bola.
A arremessadora da bola se posiciona ao centro do campo interno, onde se encontra um montículo, sinalizando sua posição. Já a apanhadora se posiciona atrás da home plate (base em que se inicia o jogo), junto com a batedora.
Além dessas posições, deve haver uma jogadora posicionada em cada uma das três bases restantes. As demais jogadoras se distribuem pelo campo de jogo, em posições estratégicas.
Se a batedora tentar acertar a bola e errar, a arbitragem marca um strike, ou seja, uma desvantagem. Por outro lado, se ela não tentar acertar a bola, a arbitragem pode marcar tanto um strike quanto um ball, que representa uma vantagem para ela. Contudo, se a batedora acertar a bola, deve correr para as bases.
Se a batedora marcar três strikes, deve deixar o campo e passar sua vez para outra jogadora da equipe. Entretanto, caso ela marque quatro balls, isso significa que completou um walk, o que lhe permite avançar até a primeira base, aumentando as chances de pontuação da equipe.
A cada acerto da batedora, as jogadoras da equipe adversária devem tentar uma eliminação, ou seja, anular a jogada da batedora. Isso pode ocorrer quando uma jogadora adversária agarra a bola e toca a batedora com a bola, ou quando passa a bola resgatada para a home plate antes que a batedora chegue a essa base.
Caso a equipe defensora não consiga anular a rebatida, a batedora se salva ao chegar a qualquer uma das bases. Assim, se ela completar o circuito das bases, pontua um rum Desse modo, cada equipe ataca até que três de suas batedoras sejam eliminadas e, ao final da partida, ganha o time com maior número de runs.