Respostas
Resposta:
Para conter distúrbios sociais, o Estado romano criou a política do Pão e Circo. Como o próprio nome diz, o Pão estava relacionado à distribuição gratuita de trigo ou a preços baixos para a população pobre. Mas não eram todos os pobres que tinham acesso a essa fonte de alimentação.
Olá! :)
Resposta:
A desigualdade social estava muito presente e nesse contexto a política do pão e circo foi criada para conter os ânimos da população e evitar as rebeliões que poderiam acontecer por indignação da classe mais pobre frente a sua realidade.
Muitas pessoas afirmam que no Brasil a política é baseada no “pão e circo” e ocorre principalmente através do carnaval e futebol, mas também por meio de novelas, internet, jogos, etc.
Como o próprio nome diz, o Pão estava relacionado à distribuição gratuita de trigo ou a preços baixos para a população pobre. Mas não eram todos os pobres que tinham acesso a essa fonte de alimentação. Apenas as pessoas inscritas nas listas frumentárias (palavra que está relacionada à natureza do cereal, ao que dá farinha) recebiam o trigo ou pagavam um preço baixo por ele.
Já a palavra “circo” dizia respeito às atividades de lazer que eram ofertadas gratuitamente, como os espetáculos envolvendo acrobacias, danças, gladiadores, corridas de cavalo, artistas de teatro, circo e diversos outros. Muitas dessas atividades eram praticadas com muita violência e derramamento de sangue.
Espero ter ajudado, bons estudos ^^