• Matéria: Ed. Física
  • Autor: dasilvasoaresjanaina
  • Perguntado 3 anos atrás

Atividade física sempre: antes, durante e depois da pandemia de Covid-19 A maioria dos malefícios do sedentarismo são conhecidos da população: aumento de peso, doenças cardiovasculares como infarto e AVC, diabetes tipo 2, apneia do sono… A “novidade” da pandemia é que essas comorbidades podem agravar um paciente acometido pela Covid-19 para um estágio mais grave. Isso nos faz associar a falta de atividade física com maiores complicações e pior prognóstico da infecção pelo novo coronavírus. O combate a uma doença sobre a qual a ciência ainda conhece pouco requer medidas que defendam nosso corpo. E a atividade física regular pode ser uma aliada. Porém, um estudo divulgado em janeiro de 2021 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) confirma que o brasileiro se exercita menos do que deveria. O levantamento aponta que, nos últimos 15 anos, praticamente um em cada dois adultos (47%) no Brasil não faz atividades físicas suficientemente. No contexto promovido pela pandemia, esse cenário poderia ser ampliado, alcançando até aqueles que se mantinham ativos antes das restrições sanitárias. Espaços limitados nas residências, o desigual acesso à internet para aulas online e o contato restrito com professores de educação física são alguns dos fatores que justificariam a descontinuidade dos treinos. Mas uma pesquisa brasileira realizada com 16 mil pessoas contraria – ainda bem – essa tendência, mostrando que o percentual de praticantes pré-pandemia não mudou muito. Utilizando um questionário online disseminado por redes sociais no ano passado, a apuração identificou que 40% dos entrevistados estavam fazendo algum exercício durante a quarentena. O fato de os números desse levantamento “baterem” com o da pesquisa da OMS não é à toa: podemos pensar que grande parte daqueles que se exercitavam regularmente procuraram algum meio de se manterem ativos.

Responda: 1 – Como o texto associa as comorbidades geradas pelo sedentarismo (aumento de peso, doenças cardiovasculares como infarto e AVC, diabetes tipo 2, apneia do sono...) e a adoção da atividade física com a Covid-19?

2 – Durante a pandemia, segundo o texto, existem fatores que podem justificar a suspensão da atividade física. Quais são eles.

3 - A Covid-19 está nos obrigando a repensar hábitos. Quais os protocolos necessários para que se pratique atividade física com segurança?​

Respostas

respondido por: pabllocoorreia544
0

usando os equipamentos necessários de proteção

Perguntas similares
7 anos atrás