1. No Reino das Plantas encontramos organismos eucariontes, pluricelulares e autótrofos. o Ipê-amarelo, segundo Elide Pereira dos Santos, professora de Botânica da Universidade Federal do Paraná, o ipê é muito usado na arborização urbana por ser tolerante a poluição. As árvores atingem de 4 a 10 metros e crescem relativamente rápido, podendo atingir 3,5 metros em dois anos. Na evolução das plantas, o ipê-amarelo é classificado, como: (1.0) a) Gimnosperma - monocotiledóneas. b) Gimnospermas - eucodiledóneas. c) Angiospermas - monocotiledóneas. d) Angiospermas - eucodiledôneas,
Respostas
Resposta: Letra D.
O ipê-amarelo é uma angiosperma, tendo considerada uma planta superior pela existência dos seus frutos. Ademais, se trata de uma eucodiledônea pois possui sementes com dois cotilédones.
d) Angiospermas - eucodiledôneas
Explicação:
As Angiospermas é um grupo de plantas que apresentam flores, fruto e semente. Sendo assim, o Ipê- amarelo faz parte do grupo das Angiospermas, além disso, essa espécie faz parte das eudicotiledôneas.
Divisão das Angiospermas
As Angiospermas são dividas em monocotiledôneas e eucodiledôneas.
As monocotiledôneas apresentam apenas um cotilédone na semente, folhas com nervuras paralelas, raízes fasciculadas e partes da flor em número múltiplo de três, como 3 ou 6 pétalas, por exemplo.
Já as eudicotiledôneas possuem dois cotilédones na semente, folhas com nervuras reticuladas, raiz pivotante e estruturas da flor em número múltiplo de 4 ou 5.
Espero ter ajudado!!