“A existência dos homens criadores modernos é muito mais condensada e mais complicada do que a das pessoas dos séculos precedentes. A coisa representada, por imagem, fica menos fixa, o objeto em si mesmo se expõe menos do que antes. Uma paisagem rasgada por um automóvel, ou por um trem, perde em valor descritivo, mas ganha em valor sintético. O homem moderno registra cem vezes mais impressões do que o artista do século XVIII.”
(LEGÉR. Funções da pintura. São Paulo: Nobel, 89)
SEVERINI, G. A hieroglífica dinâmica do Bal Tabarin. Óleo sobre tela: 16,6 X 156,2 cm. Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, 1912.
1. (ENEM – 2016) A vanguarda europeia, evidenciada pelo texto e pela obra acima, expressa os ideais e a estética do: *
1 ponto
A) Cubismo, que questionava o uso da perspectiva por meio da fragmentação geométrica.
B) Expressionismo alemão, que criticava a arte acadêmica, usando a deformação das figuras.
C) Dadaísmo, que rejeitava a instituição artística, propondo a antiarte.
D) Futurismo, que propunha uma nova estética, baseada nos valores da vida moderna.
2. Uma das habilidades que o ensino de arte precisa desenvolver é “perceber o artista como ser social, protagonista de discursos de uma determinada cultura e época.” (Matriz Básica de Arte). Sabe-se que, no período modernista, muitos movimentos foram criados por artistas de vanguarda que buscavam definir como deveria ser a arte de então. Dentre eles, destaca-se o Futurismo com seu manifesto que proclamava a ruptura com o passado e a identificação do homem com a máquina e o dinamismo do novo século. São características da arte futurista: *
1 ponto
Imagem sem legenda
A) A exaltação do movimento agressivo, veloz e a sobreposição de imagens na pintura.
B) A predominância da visão subjetiva do artista, preferindo a expressão de sentimentos à representação da realidade.
C) A utilização de cores puras e vibrantes e o emprego de linhas e texturas sugerindo um movimento rítmico.
D) O emprego de formas e volumes geometrizados e a renúncia ao emprego da perspectiva.
Respostas
Resposta:
1 - D) Futurismo, que propunha uma nova estética, baseada nos valores da vida moderna.
2 - A) A exaltação do movimento agressivo, veloz e a sobreposição de imagens na pintura.
2º TRI | Arte | 3ª série | Aula 17 | 30/07/2021
1 - A vanguarda europeia expressa os ideais e a estética do: d) Futurismo, que propunha uma nova estética, baseada nos valores da vida moderna.
As vanguardas europeias são o grupo de movimentos de arte e cultura que aconteceram em vários países europeus a partir do século XX. Os principais tipos de vanguarda da Europa foram: futurismo, expressionismo, surrealismo e o cubismo.
Objetivam a realização de manifestações de artes plásticas e literatura que caracterizaram-se pela presença de elementos inovadores e experimentais. Os principais autores da vanguarda europeia foram: Oswald de Andrade e Filippo Marinetti.
2 - São características da arte futurista: A) A exaltação do movimento agressivo, veloz e a sobreposição de imagens na pintura.
Um exemplo de movimento artístico da vanguarda europeia é o futurismo que teve início no século XX e se caracterizou pelo radicalismo e por visar deixar de lado o passado e as tradições.
Saiba mais sobre a vanguarda europeia em: https://brainly.com.br/tarefa/20836182
Bons estudos!