Observando formação étnica do brasil, você pode dizer que houve favorecimento social de alguma etnia? Por que?
Respostas
Resposta:
Sim! Apesar de todos os esforços feitos desde 1888, quando a escravatura foi abolida no Brasil, a segregação e o preconceito raciais ainda estão bastante presentes em nossa sociedade. Os casos se multiplicam e, com a internet, fica ainda mais fácil percebê-los.
Poucas pessoas efetivamente procuram entender o racismo institucional sofrido por negros diariamente no país, mas existem diversos fatos que comprovam esse cenário. Confira algumas situações que comprovam a existência e a persistência do racismo no Brasil:
Por que?
Por diversos aspectos. Como: a pouca presença de negros em cargos política; segundo o IBGE 46% da população é composta por negros e pardos e a maioria deles possui baixa renda; outro fato que evidencia o racismo no Brasil é a falta de pesquisadores negros nos quadros das principais universidades públicas e centros de pesquisa do país. Há poucos professores negros; cotas e acesso ao ensino superior. A lei contribuiu nacional de cotas, nº 12.711/2012, que estabelece a obrigatoriedade de reserva de, no mínimo, 50% das vagas em universidades federais e para estudantes que tenham cursado a integralidade do ensino médio em instituições públicas de ensino. Entre esses seriam, negros, indígenas e pardos.