7) (UEMS) Uma mulher daltônica, cujo irmão mais novo tem visão normal, casou-se com um homem de visão normal. Sabendo-se que o daltonismo é uma herança ligada ao sexo, qual a probabilidade de nascer uma menina de visão normal? *
Respostas
Resposta:
50% de probabilidade de nascer uma menina com visão normal.
Explicação:
Como o daltonismo está ligado ao cromossomo X e a mulher tem 2 cromossomos X, ela tem 50% de chance de doar o X saldável e 50% de chances de doar o X afetado, como ela tem dois cromossomos X o saudável compensa o afetado. Se o casal tivesse um filho, teria 50% de chances dele ser afetado, pois o homem tem XY e se o homem recebe o X afetado não tem o outro X para compensar. Mas, no caso de uma mulher portadora, ela tem 50% de chances de passar o X afetado, e o X do homem é saudável, ou ele teria daltonismo. Mulher só tem daltonismo se tiver os dois X (XX) afetados, ou seja, a mãe for portadora e doar o X afetado e o homem também for afetado. Nesta bagunça eu quero dizer que uma filha tem chance de ter o X afetado, mas o X do pai vai compensar, então ela não vai manifestar daltonismo. 0% de chances da filha nascer daltônica, ou seja 100% normal.
E como a probabilidade de nascer menino ou menina é de 50% para cada, logo temos a probabilidade de nascer uma menina com a visão normal é de 50%.