Respostas
Resposta:
Igreja Católica é a primeira religião a se impor universalmente. É também uma das mais poderosas instituições que existem. Basta verificar a quantidade de eventos suscitados na Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu em julho no Brasil. Milhares de pessoas se debruçaram em um sistema de crenças produzido ao longo de quase dois mil anos. Padre César Garcia explica que a igreja Católica é fundada no cristianismo, um sistema de crenças que surge a partir das práticas e vivências de Jesus Cristo – sujeito histórico que existiu e modificou significativamente a forma de pensar na antiguidade. “Um sujeito que, de fato, existiu, portanto, histórico, um homem santo, que também era o Deus”.
A principal característica da Igreja Católica é sua subordinação à autoridade suprema do papa – o bispo de Roma considerado sucessor do apóstolo Pedro. Não bastasse, a Igreja Católica é um governo, que se institui por meio do Estado do Vaticano.
A igreja Católica está inserida em um contexto de proximidade com a Igreja Católica Ortodóxica e demais igrejas protestantes e cristãs. E padre César faz questão de ressaltar, inclusive, sua influência cultural e sincrética em outras religiões – como as africanas, que não devem ser desvalorizadas ou menosprezadas.
A doutrina católica é diferente, todavia, das protestantes em detalhes considerados relevantes para os adeptos: enquanto os católicos devem obedecer a autoridade do papa e dos padres, os protestantes seguem a orientação de seus pastores ou reverendos.
A Igreja Católica estabelece um sistema de crenças, fundado em encontros de religiosos (os concílios) que decidiram também pela intermediação divina realizada por meio de santos. Os católicos, logo, acreditam que a intercessão por meio dos santos é algo possível. Daí toda uma cultura de festejos, como festas juninas, uso de novenas para agradecer a uma graça conseguida por um dos santos ou mesmo a oração à Maria, a mãe de Deus – vista com parcimônia pelos protestantes.
Os evangélicos, por sua vez, citam passagens da Bíblia para negar que exista esta possibilidade de oração a outras entidades sagradas que não seja o Deus único. Uma das citações dos protestantes é retirado de Atos (8:26): “Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os Homens, Jesus Cristo Homem”.
Os católicos respondem com outros trechos bíblicos, caso de Provérbios 15 (8,29): “O Senhor está longe dos maus, mas atende à oração dos justos (santos)”. Justificam ainda sua busca pelos santos através de outra leitura: “Eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me.” (Daniel 10:13).
A Igreja Católica explica que seu sistema de crenças foi revelado por Deus através dos tempos. Como os protestantes, faz uso de um livro escrito pela comunidade judaica – o Antigo Testamento. O ápice das crenças, entretanto, é o Novo Testamento, em que aparece literalmente a figura de Jesus Cristo – que instituiu o Evangelho à humanidade.
Explicação:
Moço (a) vc tem que escolher a que vc se sente mais a vontade