1.O que foi a união ibérica ?
2.Qual o objetivo da Holanda ao invadir o Brasil?
3. Descreva como foi a administraçlo de Mauricio de Nassau em Pernambuco.
4. Como ocorreu a expulsão dos holandeses?
5. Qual a consequência da expulsão dos holandeses para a economia brasileira?
6. A invasão e a ocupação holandesas no Nordeste do Brasil, ocorridas durante o periodo da Unid
1640)
a) derivaram dos contlitos territorinis entre Portugal e Espanha, que fragilizaram o controle portu
colonia
b) foram resultado das disputas entre Holanda e Inglaterra pelo controle da navegação comercial
c) derivaram dos interesses holandeses na produção e comercialização do açúcar de cana-de-açow
d) foram resultado do expansionismo naval espanhol, que desrespeitou os limites definidos no T
Tordesilhas
Respostas
Resposta:
resposta1. União ibérica foi a unidade política que regeu a Península Ibérica de 1580 a 1640, resultado da união dinástica entre as monarquias de Portugal e da Espanha após a Guerra da Sucessão Portuguesa.
resposta 2. Para evitar prejuízos ao comércio açucareiro, os holandeses passaram a invadir as possessões lusas tanto na América quanto na África.
resposta 3. Maurício de Nassau transformou Recife na capital de Pernambuco e promoveu inúmeros investimentos para reforçar a urbanização de sua colônia. Promoveu a construção de um novo palácio para si em Recife e criou um jardim botânico na capital pernambucana.
resposta 4. Em 1645, no nordeste do Brasil, ocorreu a insurreição pernambucana, conflito onde os proprietários de terra da região se mobilizaram para a expulsão dos holandeses. Chegado o ano de 1640, a presença dos holandeses em território brasileiro esteve ameaçada pelo fim da União Ibérica.
resposta 5. A expulsão dos holandeses do Brasil gerou sérios problemas para a economia da Colônia portuguesa na América. Eles passaram a produzir açúcar nas Antilhas, região da América Central, comercializando-o a um preço mais baixo na Europa. Além disso detinham o domínio sobre os mercados consumidores europeus.
resposta 6. As invasões holandesas no Brasil ocorreram quando os holandeses ocuparam territórios no Nordeste brasileiro no século XVII. Essa invasão estava diretamente relacionada com as questões diplomáticas envolvendo Portugal, Espanha e a própria Holanda naquele período. Os holandeses procuraram construir sua própria colônia na América ao se apropriar de uma das principais praças produtoras de açúcar da América Portuguesa.