Estou em dúvida com essa aq, alguém pd me ajudar?
— Então o que dizem é verdade, vocês partem para o Rio. Têm mesmo a intenção de disputar esse território com os portugueses? O próprio papa, ao que parece, reconhece que eles têm autoridade única sobre o Brasil.
— Que um papa espanhol tenha partilhado o Novo Mundo entre os ibéricos, pouco nos importa –respondeu o oficial.
— Ninguém jamais nos mostrou provas que privassem a França do usufruto das Américas.
O trecho, adaptado do romance histórico Vermelho Brasil, indica o(a)
.
desejo da Igreja de enviar franceses para o Brasil.
interesse francês em ocupar territórios coloniais.
respeito dos franceses diante de ordens religiosas.
busca portuguesa pelo auxílio de colonos franceses.
Respostas
Resposta:
interesse francês em ocupar territórios coloniais.
Explicação:
eu fiz e deu isso ^^
Resposta:
interesse francês em ocupar territórios coloniais.
Explicação:
Espero ter ajudado :)
Minha prof fala disso na aula
A colonização francesa nas Américas, assim como a inglesa, foi retardatária se comparada às expedições espanholas e portuguesas. Apesar do atraso, os franceses empreenderam tentativas de colonização nas três Américas.
Como os franceses ficaram fora da divisão do Tratado de Tordesilhas, o rei francês Francisco I havia ironizado o tratado, ao dizer que queria ver o testamento de Adão para saber se ele havia destinado as terras do mundo apenas a Portugal e Espanha. Porém, o tratado não impediu os franceses de tentar colonizar áreas do território americano e nem de tentar lucrar com o comércio marítimo na região.
As práticas de pirataria foram estimuladas pela coroa francesa. Inúmeros navios corsários passaram a navegar em águas americanas, com o objetivo de saquear navios e localidades comerciais litorâneas. Com as ações de pirataria, os franceses conseguiram ganhos econômicos consideráveis.
Havia também interesse na criação de colônias nos territórios americanos. Uma tentativa se deu em meados do século XVI, na região da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro. Em estreita ligação com os indígenas da região, os franceses fundaram em 1555 a França Antártica, cujo objetivo era criar um espaço de colonização no litoral brasileiro, buscando desenvolver atividades econômicas, principalmente no extrativismo. A iniciativa teria fim alguns anos depois, quando os portugueses e seus aliados indígenas derrotaram os Franceses.
Ainda no que conhecemos como litoral brasileiro, os franceses tentaram uma nova empresa colonizadora, dessa vez na atual região do Maranhão. Nesse local, entre 1612 e 1615, os franceses criaram a França Equinocial, cujo principal legado é a cidade de São Luís do Maranhão. Mais uma vez os franceses não foram capazes de manter a colônia, sendo novamente expulsos pelos portugueses.
Na América do Sul, os franceses teriam mais sorte na região das Guianas, onde até os dias atuais há um território francês: a Guiana Francesa. Nela houve a produção de produtos tropicais destinados à venda no mercado europeu.
Na América do Norte, os franceses ocuparam inicialmente territórios onde hoje se localiza o Canadá. O ponto de partida foi a formação de Quebec no início do século XVII. A partir daí os franceses passaram a ocupar a região dos Grandes Lagos, onde conheceram a foz do rio Mississipi. O rio auxiliou ainda os franceses a ocuparem a região central do continente norte-americano, em uma faixa territorial que ia desde os Grandes Lagos até o Golfo do México, ao sul. A região ficou conhecida como Louisiana, nome dado em homenagem ao rei Luís XIV.