Na tirinha, o diálogo entre Mafalda e Susanita demonstra como a sociedade nos influencia no processo de socialização, determinando nosso comportamento diante do grupo.
Tomando como base os nossos estudos da semana, comentem como vocês compreenderiam a seguinte afirmativa:
"(...) a sociedade, a partir do processo de socialização, se constitui como um movimento de substituição de uma consciência individual por uma consciência coletiva, já que pode ser percebida a partir da existência de normas e regras orientadoras da vida dos indivíduos em sociedade".
Respostas
A consciência coletiva é definida como sendo o conjunto de regras e crenças que deve ser seguido por toda a sociedade. Já a consciência individual são as vontades e gostos que pertencem a cada indivíduo. Dessa forma conclui-se que a consciência coletiva nos impõe o uso de roupas, e a consciência individual nos permite escolher o que usar e de que maneira combinar os trajes. Na tirinha, Susanita tenta passar a Mafalda que o ser humano sem vestimentas é mais condenado do que o indivíduo sem cultura, com isso ela quis dizer que ao sair sem cultura a polícia não a levaria presa, mas se ela estivesse sem roupa seria presa. E realmente isso ocorre, pois não podemos ir contra as leis estabelecidas pelo ambiente que nos rodeia. Enfim, o diálogo entre as personagens demonstra como a sociedade nos influencia no processo de socialização, determinando o nosso comportamento diante do grupo. Tendo uma exteriorização das normas e regras sem estarem sujeitas à vontade dos indivíduos.