Classifique os instrumentos da segunda coluna de acordo com as famílias listadas na primeira.
1. Percussão
2. Cordas (com uso do arco)
3. Cordas (sem o uso do arco)
4. Cordas percutidas: Pianos
5. Sopro (madeira)
6. Sopro (metais)
Viola Contrabaixo Fagote Tímpanos Flautim Xilofone Guitarra Tuba
Piano Violoncelo Bumbo Trompete
Respostas
Resposta:
Existem diferentes tipos de orquestra no cenário artístico contemporâneo. As orquestras mais comuns são a Orquestra Sinfônica, a Orquestra de Cordas e a Orquestra de Câmara. Muitas vezes a Orquestra de Cordas é chamada também de Orquestra de Câmara, já que é um grupo instrumental menor que o da Orquestra Sinfônica, podendo tocar também em ambientes menores. No entanto, é mais comum chamar de Orquestra de Câmara um grupo instrumental que contenha cordas, em número menor do que na Orquestra Sinfônica (mas com o mesmo número de naipes), e um número não muito grande de instrumentos de sopros, eventualmente incluindo também tímpano ou outros instrumentos de percussão. A orquestra é dividida em diferentes agrupamentos instrumentais, de acordo com a produção do som, chamados naipes ou famílias. Os naipes orquestrais são:
Madeiras
Metais
Percussão
Cordas
É comum também a utilização de outros instrumentos, principalmente de teclado, como o piano e a celesta, que poderiam ser associados a outros naipes como as cordas (piano) ou percussão (tanto o piano como a celesta), mas que aparecem separados destes naipes na partitura sendo colocados entre a percussão e as cordas. A harpa é outro instrumento que aparece com muita frequência na orquestra, sendo um instrumento de cordas dedilhadas, mas ficando separada do naipe de cordas da orquestra, que compreende as cordas friccionadas. A harpa e outros instrumentos de cordas dedilhadas aparecem em geral entre a percussão e os instrumentos de teclado. Esses instrumentos serão abordados no site na seção “Outros Instrumentos”.
Cada naipe é composto por diferentes grupos de instrumentos (frequentemente chamados também de naipes). O tamanho de uma orquestra sinfônica pode variar, de acordo com a época e o estilo da obra (ver Breve Histórico do Desenvolvimento Orquestral), mas os instrumentos que tocam quase invariavelmente em obras orquestrais, desde o final do período clássico, são: Madeiras – flautas (2), oboés (2), clarinetes (2) e fagotes (2); Metais – trompas (2 a 4), trompetes (2 a 4), trombones (3) e tuba (1); Percussão – tímpano; Cordas – violino I, violino II, viola, violoncelo e contrabaixo. No período romântico a utilização do flautim e do contrafagote passa também a ser regra, e a harpa começa a ser usada com frequência. No entanto, existem diversos outros instrumentos acrescentados de acordo com época e contexto da obra, inclusive, após a inovadora Sinfonia nº 9 de Beethoven, havendo a inclusão de coro e vozes solistas, em um repertório que era antes estritamente instrumental. O esquema abaixo mostra os diferentes instrumentos utilizados na orquestra sinfônica atual, na ordem em que aparecem na partitura1:
Madeiras
Flautas2 transversas: flautim, flauta (em dó), flauta contralto (em sol), flauta baixo (raramente utilizada)
Oboés: oboé, corne-inglês
Clarinetes: clarinete em Mib, clarinete em Síb ou Lá, clarone, clarinete contrabaixo
Fagotes: fagotes, contrafagotes
Metais
Trompas: atualmente todas as trompas da orquestra são em Fá/Sib
Trompetes3: trompete piccolo em Sib (raramente utilizado), trompete em Mib ou Ré (raramente utilizados), trompete em Dó ou em Sib (os de uso regular na Orquestra) e trompete baixo em Mib, Ré, Dó ou Sib (raramente utilizados)
Trombones: trombone tenor, trombone baixo e trombone contrabaixo (raramente utilizado)
Tuba4: tuba tenor (raramente utilizada), tuba (ou “tuba baixo”, a normalmente utilizada na orquestra) e tuba contrabaixo (raramente utilizada)
Percussão5
Instrumentos com altura indefinida6: metais (como triângulo e tam-tam), madeiras (como woodblock, cocos e matraca), peles (como caixa e bombo)
Intrumentos com altura definida: tímpano, sinos, gongos, glockenspiel, celesta, vibrafone, xilofone, marimba entre outros.
Outros instrumentos
Harpa
Violão
Celesta
Cravo
Piano
Órgão
Vozes7
Soprano
Mezzo (Normalmente somente solista)
Contralto
Tenor
Barítono (normalmente somente solista)
Baixo
Cordas
Violinos (I e II)
Violas
Violoncelos
Contrabaixos
A disposição dos instrumentos no palco varia, mas em geral a orquestra fica numa posição próxima de um semicírculo e, por questões de equilíbrio, usualmente as cordas ficam na frente, as madeiras no centro atrás das cordas, os metais atrás das madeiras, e a percussão atrás e/ou ao lado dos metais. A figura abaixo mostra uma disposição bastante usual da orquestra.
Orsquestra Montada
Os naipes da orquestra são utilizados de muitas maneiras e em diferentes combinações, formando camadas musicais com diferentes funções. Algumas funções são a de acompanhamento, melodia principal, melodia secundária (ou contramelodia), preenchimento harmônico, sustentação e acentuação rítmica.
Explicação:
podi cofiar
( ^◡^)っ