5) No século X, o boticário tinha a responsabilidade de conhecer e curar as doenças. Explique esse processo e os requisitos para exercê-lo.
6) Com a evolução da profissão farmacêutica, novas legislações como sanitárias; trabalhista; tributária e gestão de pessoas; foram sendo implantadas e o profissional deve estar atualizado perante essas legislações. Explique a importância disso.
7) Com o surgimento das indústrias farmacêuticas, o medicamento de origem vegetal perdeu a importância. Explique por quê.
Respostas
Resposta:
5) O início das atividades relacionadas à medicina se dá durante o século X com a profissão de boticário. Dessa forma, os profissionais naquela época atuavam tanto na área de medicina como na farmácia, sendo assim os boticários identificavam enfermidade, prescreviam as medicações e ainda eram capazes de formulá-las. Os aprendizes acompanhavam mestres para adquirir o conhecimento. Foi apenas no século XIII que as profissões foram separadas.
6) A legislação relacionada à profissão farmacêutica está em constante processo de atualização, sempre visando promover segurança, a proteção e a recuperação da saúde, tanto dos profissionais quanto dos pacientes. É através de leis específicas que o órgão superior da área (CFF) regulamenta a profissão e garante a qualidade nos serviços prestados pela classe.
7) Juntamente com o surgimento da indústria farmacêutica novas tecnologias na manipulação e produção de medicamentos surgiram, trazendo consigo medicamentos com alvo terapêutico mais específicos e com características sensoriais, como cheiro e sabor, mais agradáveis.