1. A citação de “florestas e os rios no meio” evoca o mais extenso domínio morfoclimático brasileiro: o Amazônico que apresenta, entre outras características: * 1 ponto A) as extensas depressões que ocupam 2/3 da área total recortadas por rios e densa vegetação tropófila (vegetação adaptada às variações de umidade) nas áreas de várzeas. B) a presença de planaltos cristalinos que sustentam densa vegetação tropófila (vegetação adaptada às variações de umidade) adaptada ao clima com duas estações distintas. C) o predomínio de terras baixas recobertas de vegetação latifoliada e grandes extensões de solos de baixa fertilidade. D) o predomínio da planície fluvial onde ocorrem solos arenosos e pobres cobertos por vegetação perene e higrófita.
Respostas
Resposta
1 ) C) o predomínio de terras baixas recobertas de vegetação latifoliada e grandes extensões de solos de baixa fertilidade.
2) C) Rio estreito, longo, mais usado pela população ribeirinha como verdadeiras estradas.
Explicação:
Na Floresta Amazônica, há terras com índice baixo de fertilidade e vegetação latifoliada (C).
Bioma, resumidamente, é um grupo de seres vivos vegetais localizados em uma determinada região. Assim, ele recebe nomes e características distintas de acordo com cada aspecto vegetal que apresentam.
A Floresta Amazônica possui vegetação formada por florestas muito úmidas, com árvores altas, em áreas permanentemente secas (terra firme) ou inundáveis (várzeas e igapós).
A massa de ar nessa parte vegetal possui predominância do ar Equatorial Continental quente no verão e no inverno, há a presença de ar Polar Atlântica, propulsionando o ar frio.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/12080700